O Ministério da Educação (MEC) deu início nesta segunda-feira (15) ao período para solicitar isenção nas inscrições do Enem 2024, que se estenderá até 26 de abril, através da Página do Participante. Esse prazo também abrange a apresentação de justificativas para ausências na edição anterior do exame.
No Enem de 2023, cerca de 28,1% dos inscritos faltaram ao primeiro dia de provas, e 32% não compareceram ao segundo dia. O cronograma e as regras foram divulgados pelo Inep, órgão vinculado ao MEC, por meio de um edital publicado no Diário Oficial da União em 1º de abril. Os resultados das solicitações de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados em 13 de maio, com período para recursos de 13 a 17 de maio e resultado dos recursos em 24 de maio.
Estão aptos a solicitar isenção da taxa do Enem 2024 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, aqueles que concluíram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas, e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica registradas no CadÚnico.
As datas das inscrições e das provas ainda não foram divulgadas pelo MEC, mas espera-se que o exame continue sendo aplicado em dois domingos consecutivos, abordando questões de linguagens, ciências humanas, redação, matemática e ciências da natureza. O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil e em algumas instituições no exterior, como em Portugal, Estados Unidos e Reino Unido. Os resultados permitem a participação em programas como Sisu, Prouni e Fies.
Cronograma com as datas relevantes para o Enem 2024:
- Solicitação de isenção da taxa e apresentação de justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril
- Resultado das solicitações de isenção da taxa/justificativa de ausência: 13 de maio
- Período de recursos: de 13 a 17 de maio
- Resultado dos recursos: 24 de maio
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Alok e Fagner preparam remix após declaração polêmica sobre DJs