Ícone do site Portal GCMAIS

Pesquisa aponta que 75,3% dos moradores de Fortaleza estão endividados

Pesquisa aponta que 75,3% dos moradores de Fortaleza estão endividados

Foto: Reprodução

A Pesquisa do Perfil do Endividamento do Consumidor em Fortaleza, referente ao mês de abril de 2024 apontou que 75,3% dos moradores da capital cearense estão endividados. Os números representam um crescimento de 2,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior (73,1%), porém, está ligeiramente abaixo do indicador registrado em abril do ano passado (75,7%). O levantamento é realizado pela Fecomércio.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O índice de consumidores com contas pendentes ou dívidas em atraso também aumentou, passando de 21,8% em março para 24,2% em abril. No entanto, este indicador permanece abaixo do registrado no mesmo período do ano passado (24,6%).

Pesquisa traça perfil dos endividados em Fortaleza

O perfil do consumidor com contas em atraso mostra predominância do sexo masculino, idade acima dos 35 anos e renda familiar acima de dez salários-mínimos. O comprometimento da renda em Fortaleza é significativo, com os consumidores destinando, em média, 45,6% da renda familiar para o pagamento de dívidas.

Os principais instrumentos de crédito utilizados são cartões de crédito (80,5%), financiamentos bancários (18,8%), empréstimos pessoais (9,5%) e carnês/crediários (4,5%). O endividamento médio é de R$ 1.794 com prazo médio de nove meses para o seu vencimento total.

Publicidade

A pesquisa revela que são os gastos correntes que predominantemente contribuem para o endividamento, destacando-se aquisição de alimentos a prazo, despesas relacionadas à saúde, custos de aluguel residencial e compra de itens de vestuário.

A taxa de inadimplência potencial aumentou em abril, indicando que 11,9% dos consumidores enfrentarão dificuldades financeiras para cumprir suas obrigações. O perfil do consumidor em situação de inadimplência mostra equilíbrio nos sexos, porém com destaque para os grupos etários acima dos 35 anos e renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos.

Leia também | Homem é conduzido à delegacia por violência doméstica contra ex-companheira

 

 

Sair da versão mobile