A NAB Show reúne representantes de empresas que estão em busca de novas tecnologias que cada vez mais estão revolucionando o mercado da comunicação no mundo. Criadores de conteúdo digital, que dominam a nova forma de comunicar, ganharam mais espaço na maior feira audiovisual do planeta.
Ao mesmo tempo, a tecnologia revoluciona o mercado tradicional. Na era da Inteligência Artificial, é possível estar em qualquer lugar do mundo com um simples toque. É que o virtual e o real já são um corpo só. Em linguagem ‘pop’, fala-se do ‘phygital’. São esses ambientes, que combinam elementos tangíveis – pessoas, espaços físicos e produtos – com tecnologias digitais avançadas – inteligência artificial e dispositivos conectados. Câmeras de alta definição, iluminação inteligente, mesas tecnológicas para transmissão de áudio e som e em qualquer lugar.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“É muito importante esse deslanche da TV Cidade, do Grupo Cidade estar aqui com uma equipe rumo aos 50 anos que é o nosso grande sonho chegar aos 50 anos cada vez maiores, cada vez mais fortes, cada vez mais entregando o melhor conteúdo para o público do Grupo Cidade”, afirma Miguel Dias de Souza Filho, presidente do Grupo Cidade de Comunicação.
Se a forma de consumo, produção e distribuição de conteúdo avançou, a de guardar dados também. O armazenamento em nuvem já é a realidade das empresas. “Realmente é migrar todos os serviços para a nuvem para economizar com a questão de infraestrutura interna. Esses custos são muito altos. Você economiza e garante a continuidade do serviço”, diz Emanuel Carvalho, diretor-técnico do Grupo Cidade.
Se é para imergir os participantes na tecnologia, a NAB Show não poupou nos detalhes. A locomoção entre os dois pavilhões da feira, sul e oeste, é feita por meio de carros automotivos. Pelas leis dos Estados Unidos, apenas cidadãos nativos podem entrar em veículos assim sem motorista.
A inteligência artificial está cada vez mais à serviço da comunicação. “É um momento brilhante para todos nós que fazemos parte do Grupo Cidade de Comunicação, principalmente celebrando os seus próximos 50 anos”, declara Edson Ferreira – diretor-geral do Grupo Cidade de Comunicação.
Grupo Cidade de Comunicação marca presença na NAB Show 2024
Entre os temas abordados na NAB Show estão:
- Tecnologias de produção de vídeo avançadas, como câmeras de alta resolução, equipamentos de iluminação, drones e sistemas de estabilização de imagem;
- Streaming de vídeo e serviços over-the-top (OTT), incluindo plataformas de distribuição, codificação de vídeo, gerenciamento de conteúdo e análise de dados;
- Realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), com demonstrações de hardware e software para criação e consumo de conteúdo imersivo;
- Transmissão de rádio e televisão, incluindo equipamentos de transmissão, automação de estúdio, gerenciamento de ativos de mídia e tecnologias de transmissão digital;
- Produção de áudio e podcasting, abrangendo desde microfones e mesas de mixagem até software de edição e distribuição de podcasts;
- Desenvolvimentos em inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina aplicados à produção de mídia, como reconhecimento de voz, análise de conteúdo e personalização de recomendações.
Leia também | Jornal da Cidade estreia série de reportagens ‘Povos Originários: a tradição indígena no Ceará’