VAI PARA ANÁLISE

Câmara faz adequação em reajuste de salários dos servidores após veto de Sarto

O projeto foi protocolado nesta quarta-feira (17)

Compartilhe:
17 de abril de 2024
Portal GCMAIS

Foi protocolado, nesta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), um novo projeto de lei que readequa o reajuste dos salários dos servidores da Casa aos parâmetros constitucionais apontados pelo prefeito José Sarto (PDT) no veto parcial aplicado na lei aprovada anteriormente pelos vereadores.

Câmara faz adequação em reajuste de salários dos servidores após veto de Sarto
Foto: Érika Fonseca/ Câmara Municipal

A nova proposição, lida pelos parlamentares durante uma reunião extraordinária realizada no início da tarde, visa estabelecer que a recomposição salarial dos funcionários do Legislativo municipal seja de 3,62% entre janeiro e maio, de modo retroativo, para que, a partir de junho, possa ser de 4,62%.

O novo texto, após ter sido lido no Plenário Fausto Arruda, foi para a análise da Comissão Conjunta de Constituição e Orçamento (CCCO), onde aguarda a designação de um relator.

Durante a manhã, no decorrer da sessão ordinária, o veto parcial,  no artigo que estipulava o 1º de janeiro como a data para que o reajuste, de 4,62%, fosse implementado retroativamente, sem que houvesse uma aplicação progressiva, foi lido, encaminhado para as comissões e remetido novamente aos membros da CMFor, que deliberaram pela sua manutenção.

Segundo argumentou Sarto anteriormente, a majoração salarial, da forma como foi estipulada pelo Parlamento, seria inconstitucional, pois não seguia a mesma data e o índice adotado pelo Município ao aumentar o salário dos funcionários públicos.

Leia também | Saiba como empresários e trabalhadores avaliam o veto à desoneração da folha

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.