Ícone do site Portal GCMAIS

Imposto de Renda 2024: mais de 15 milhões já enviaram declaração

Receita Federal libera consulta ao lote de restituição da malha fina de outubro; confira

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mais de 15 milhões de contribuintes já enviaram declaração do Imposto de Renda 2024 à Receita Federal. A informação foi divulgada pelo órgão nesta quarta-feira (17). São esperadas, aproximadamente, 43 milhões de declarações até o final do prazo.

Uma dica para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo assim, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração à Receita Federal.

O prazo de envio da declaração de Imposto de Renda 2024 termina em 31 de maio. Será cobrada multa de quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo.

O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Quem deve declarar o Imposto de Renda?

Quais são as deduções possíveis no IR?

Saiba como declarar o Imposto de Renda

Multa

Quem enviar a declaração fora do prazo determinado deverá pagar multa de 1% sobre imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Restituições

As restituições do Imposto de Renda 2024 serão divididas em cinco lotes nas seguintes datas: 1º de maio, 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro.

Com informações da Agência Gov/Receita Federal e do Ministério da Fazenda. 

Leia também | Contribuintes têm até 31 de maio para corrigir declarações do Imposto de Renda 2024

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile