Universidade Federal do Ceará (UFC) se encontra em primeiro lugar no ranking estadual
Pesquisadores de instituições cearenses estão entre os melhores do mundo
Os pesquisadores de três instituições de ensino superior no Ceará estão na lista dos melhores do mundo do sistema AD Scientific Index – edição 2024. A Universidade Federal do Ceará (UFC) se encontra em primeiro lugar no ranking estadual, com 514 docentes citados. A Universidade Estadual do Ceará (Uece) aparece em seguida, com 117, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com 114.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O ranking tem como base o desempenho e o valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais. A nível nacional, a UFC está em 10º lugar e em 13º lugar na América Latina; a Uece aparece em 46º lugar no Brasil e em 83º internacional; e o IFCE, aparece em 136º lugar entre brasileiras e ocupa a 308ª posição entre as latino-americanas.
Alguns dos cientistas da UFC citados no ranking são: Hans Jürgen Herrmann, Departamento de Física; Aldo Ângelo Moreira Lima, Departamento de Fisiologia e Farmacologia; Jorg Heukelbach, Departamento de Saúde Comunitária; Antônio Gomes de Souza Filho, Departamento de Física; Manoel Odorico De Moraes Filho, Departamento de Fisiologia e Farmacologia; Claudia do Ó Pessoa, Departamento de Fisiologia e Farmacologia; Sueli Rodrigues, Departamento de Engenharia de Alimentos; Gerly Anne de Castro Brito, Departamento de Morfologia.
Dentre os 117 pesquisadores da Uece apresentados na listagem, sete estão entre os 10% mais produtivos. São eles: Selene Maia De Morais; Maria Salete Bessa Jorge; Marcos Fábio Gadelha Rocha; Paula Matias Soares; José Henrique Leal Cardoso; Thereza Maria Magalhães Moreira e Cláudia Maria Leal Bevilaqua.
Já o IFCE destaca cinco pesquisadores entre os mais produtivos. Em primeiro lugar está o enfermeiro técnico-administrativo do campus de Fortaleza, Francisco Rogerlândio Martins Melo, que desenvolveu a pesquisa nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia, Doenças Tropicais Negligenciadas, Saúde Global e Doenças Infecciosas.
Em segundo lugar está Pedro Pedrosa Rebouças Filho, professor de Fortaleza, que atua nas áreas de Visão Computacional, Machine Learning, Visão Médica e Biológica, Cloud Computing e Data Science e Big Data.
Completando o pódio, está o professor Ewerton Wagner Santos Caetano, também de Fortaleza, que desenvolve pesquisas no campo da Física. Em seguida, Rodrigo Gregório da Silva, de Limoeiro do Norte, em quarto lugar com a Avaliação de Sistemas de Produção Animal, Administração Rural, Forragicultura e Pastagens e Produção de leite. Em quinto lugar, o professor Pedro Medeiros, de Maracanaú, que desenvolve pesquisas nas áreas de Hidrologia, Escassez de água, Gestão da Água, Engenharia de Reservatórios e Sedimentos.
AD Scientific Index
A AD Scientific Index é um sistema de classificação de universidades/instituições que avalia a distribuição de cientistas em uma instituição. Além da classificação por país, continente e mundo de todas as instituições, a seção “tipos de instituição” apresenta a classificação das universidades separadamente entre todas as Universidades, universidades privadas e universidades públicas, juntamente com outras instituições, empresas e hospitais.
Leia também |Bolsa Família: pagamento de abril começa nesta quarta-feira (17); veja calendário
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.