ECONOMIA

Tem dinheiro ‘esquecido’ em banco? Confira como descobrir e sacar

Ministério da Gestão e Banco Central criam verificação em duas etapas para quem tem mais de R$ 100 a receber

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17 de abril de 2024
Portal GCMAIS

Quando se fala em dinheiro esquecido em bancos, geralmente refere-se a fundos ou contas que foram abandonados, esquecidos ou não reclamados por seus proprietários por longos períodos de tempo. No Brasil, o dinheiro esquecido em bancos segue um processo semelhante ao de outros países. Quando uma conta fica inativa por um período determinado de tempo, geralmente devido à falta de atividade ou contato do titular da conta com o banco, os bancos são obrigados a transferir esses fundos para a chamada “Conta Única do Tesouro Nacional”, que é administrada pelo Governo Federal.

Tem dinheiro ‘esquecido’ em banco? Confira como descobrir e sacar
Fonte: Marcello Casal JrAgência Brasil

Após essa transferência, os fundos são mantidos em uma espécie de “fundão” ou fundo de reivindicações não reclamadas. O governo então estabelece procedimentos para que as pessoas possam recuperar esses fundos, caso tenham direito a eles. Normalmente, isso envolve a apresentação de documentos que comprovem a identidade do titular da conta e a legitimidade de sua reivindicação sobre os fundos.

Para descobrir se você tem dinheiro esquecido em bancos no Brasil, você pode consultar sites específicos mantidos pelo governo federal ou pelos governos estaduais, dependendo de onde os fundos estão sendo administrados. Geralmente, esses sites têm ferramentas de pesquisa onde você pode inserir suas informações pessoais para verificar se há algum dinheiro esquecido em seu nome.

É importante verificar regularmente se você tem direito a fundos esquecidos, pois esses valores podem ser significativos e podem ajudar a melhorar sua situação financeira.

Dinheiro esquecido em banco: verifique com segurança no gov.br

O Sistema de Valores a Receber (SVR), muito conhecido como “dinheiro esquecido em banco”, é o primeiro serviço do portal gov.br a exigir a validação em duas etapas (2FA) para ampliar a segurança dos cidadãos. A partir de agora, o usuário que tem valores a receber acima de R$100 deverá acessar o sistema utilizando a ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para solicitar o resgate desses valores (seleção de chave Pix).

O SVR é um serviço do Banco Central no qual se pode verificar se pessoas físicas, empresas ou pessoas falecidas têm dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição e, caso tenham, saber como solicitar o valor.

“Atualmente, temos mais de 155 milhões de brasileiros com uma conta gov.br. Precisamos continuar trabalhando para garantir a segurança das informações e dos dados de todos os brasileiros , e esta parceria com o Banco Central é fundamental para isso porque é o primeiro serviço a exigir esta funcionalidade de segurança ”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Antes desta medida, o 2FA era uma funcionalidade que a Secretaria de Governo Digital (SGD) tornou disponível para ampliar a segurança de acesso dos usuários ao gov.br. Segundo o secretário, outros serviços terão esta exigência. “ Queremos evitar fraudes e golpes , estamos alinhados ao que de melhor tem sido feito em termos de segurança da informação ”, afirmou Mascarenhas .

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Como usar a ferramenta do gov.br

Para usar o 2FA , é necessário estar logado a partir do aplicativo instalado em seu celular. Depois, será necessário acessar o item “Segurança da Conta”, ir em “Verificação em duas etapas” e depois em habilitar. Assim, a cada novo acesso será possível gerar um código no aplicativo gov.br para confirmar a identidade de quem está fazendo o login. A habilitação está disponível tanto na tela de acesso quanto na tela principal do aplicativo.

“O 2FA é a funcionalidade, ativada pelos usuários, que confere maior segurança aos usuários do sistema: a cada novo login no sistema, o usuário deve digitar o código de verificação informado no aplicativo gov.br. O Banco Central é pioneiro na exigência do duplo fator de autenticação para prestação de serviço, uma vez que nenhum outro sistema do governo federal obriga os usuários a ativarem o 2FA para acionarem funcionalidades”, destaca João Paulo Resende Borges, do Departamento de Atendimento Institucional do BC.

Banco Central: como consultar valores esquecidos

Caso o usuário não tenha logado com o duplo fator de autenticação e, ainda assim, tente resgatar um valor acima de R$100, o sistema orientará sobre a ativação do 2FA ou vai indicar a necessidade de procurar a instituição para receber o valor. Mais informações sobre o serviço estão disponíveis no portal do Banco Central.

Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site valoresareceber.bcb.gov.br/publico. Não precisa fazer login. Basta informar seu CPF e sua data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.

Também é possível consultar valores de pessoa falecida, informando o CPF e data de nascimento dela.

*Com informações da Agência Gov e do Banco Central

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