PF suspende emissão online de passaporte em todo o país após tentativa de invasão hacker a sistema
O serviço de agendamento de emissão de passaporte pelo site da Polícia Federal (PF) foi suspenso temporariamente. A PF alegou, em comunicado divulgado nesta quinta-feira (18), que detectou uma tentativa de invasão no ambiente de rede do site da instituição no início desta semana e, por precaução, suspendeu os agendamentos online.
Segundo a PF, o serviço só será retomado após a verificação da integridade dos sistemas da instituição. “A PF já iniciou as investigações e segue trabalhando para o célere reestabelecimento do serviço”, disse.
Quem tiver necessidade de emitir o passaporte nos próximos 30 dias, deve enviar documentos que comprovem urgência em uma unidade emissora. Para os usuários que não tiverem viagem programada para os próximos 30 dias, a Polícia Federal recomenda aguardar a normalização do serviço.
O que é passaporte e como solicitá-lo
O passaporte é a identificação do viajante no exterior e registra entradas, saídas e vistos para ingressar no local escolhido.
O documento é diferente do visto, que alguns países podem exigir. O visto se trata da autorização que um Estado concede a um estrangeiro, permitindo que ele fique no local por determinado período, seja como turista ou para trabalhar.
Para brasileiros maiores de 18 anos, o passaporte tem uma validade de 10 anos. Para menores de idade, este período varia, indo de 1 ano, para crianças de 0 a 1 ano de idade incompleto, até 5 anos, para quem tem de 4 a 18 anos incompletos.
Existem 6 etapas para tirar o passaporte comum:
- Separar a documentação necessária, segundo o site do governo federal;
- Preencher o formulário com a documentação no mesmo site;
- Pagar a taxa de emissão em qualquer banco com o boleto (em janeiro de 2022, o valor era de R$257,25 para o passaporte comum);
- Agendar o atendimento presencial em uma unidade da Polícia Federal;
- Comparecer à unidade selecionada;
- Retirar o passaporte. De acordo com o site do governo federal, o tempo estimado para isso é de 6 a 10 dias úteis.
Leia também | Alexandre de Moraes nega pedido de devolução do passaporte de Bolsonaro
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.