O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como promessa de campanha a valorização da educação e dos professores.
Governo já tem proposta para encerrar greve em universidades
Servidores de universidades e institutos federais estão em greve, e o governo Lula planeja entregar uma proposta nesta sexta-feira (19). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) prometeu apresentar uma resposta específica para o setor da Educação, após várias instituições de ensino superior do país aprovarem paralisações e docentes entrarem em greve.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como promessa de campanha a valorização da educação e dos professores. No entanto, a insatisfação dos servidores da Educação cresceu devido à concessão de reajustes a categorias mais ligadas ao governo anterior.
O secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr., expressou otimismo quanto a um acordo, ressaltando o esforço do governo federal. Ele destacou a reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente e a criação de mesas específicas para tratar das diversas carreiras do setor público.
Além do reajuste salarial, os servidores da educação demandam a reestruturação de carreiras, um processo complexo que envolve aspectos orçamentários e técnicos. O relatório final de um grupo de trabalho sobre a reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) foi entregue aos ministros responsáveis e servirá de base para a proposta do governo.
Representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniram com o presidente Lula para discutir a valorização dos servidores e outras demandas. A Andifes acompanha de perto as reivindicações e espera que as negociações cheguem a um resultado satisfatório para todos.
Segundo levantamento da Andifes e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), 480 entidades de ensino, entre institutos e colégios, foram afetadas pela greve em 24 estados.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Usuários relatam atrasos e superlotação na Linha Sul do Metrofor
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.