1.661 armas de fogo foram apreendidas no Ceará no primeiro trimestre de 2024. O aumento é de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram recolhidas 1.578 armas em todo o estado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), os agentes da Segurança Pública apreendem, em média, 19 armas por dia. Em março deste ano, o Ceará teve um aumento de 4,2% no número de apreensões de armas de fogo, quando foram retiradas de circulação 567 armas de fogo, em comparação às 544 apreendidas em março de 2023.
“Esse aumento da apreensão impacta diretamente na redução do número dos homicídios e mostra cada vez mais uma atuação das Forças de Segurança para redução dos CVLIs (Crimes Violentos Letais e Intencionais). A ideia é aumentarmos essas apreensões até o ponto de não termos qualquer arma de fogo circulando de forma ilegal no Estado”, destaca o titular da SSPDS, secretário Samuel Elânio.
Segundo a Supesp, ao comparar o primeiro trimestre de 2024 com o mesmo período do ano anterior, as apreensões de armas de fogo nos 19 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) aumentaram de 291 para 359, representando uma alta de 23,4%.
Considerando somente o terceiro mês do ano, houve um aumento no número de apreensões, passando de 97, em março do ano anterior, para 134 armas de fogo apreendidas em março deste ano, o que representa um aumento de 38,1%.
Armas de fogo apreendidas no Ceará
As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser enviadas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Leia também | Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantil no interior do Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<