O PT Fortaleza define neste domingo (21) o nome do(a) candidato(a) que vai concorrer à Prefeitura da capital nas eleições de outubro pelo partido. Disputam a indicação da sigla o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, e a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins.
A decisão será tomada a partir de votação feita pelos delegados, no partido, que foram indicados no último dia 7 de abril. Na ocasião, Evandro conseguiu 119 dos 200 delegados, enquanto Luizianne conta com 58. O presidente da Assembleia somou apoio de quatro chapas para chegar a esse número, enquanto Luizianne teve uma chapa apenas, tendo sido individualmente a mais votada do último dia 7.
Além dos dois, os deputados Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar, também pré-candidatos pelo partido, conseguiram reunir, respectivamente, 20 e 4 dos delegados que vão participar do processo decisório.
Candidatura do PT em Fortaleza será definida neste domingo (21)
Evandro Leitão entrou no PT no final do ano passado, em meio aos conflitos internos no PDT entre o grupo comandado pelo ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes e o grupo do senador Cid Gomes. Após interferências da executiva nacional do PDT (controlada por Ciro e aliados) no diretório estadual (então controlado por Cid), o senador e seu grupo político deixaram o partido. A maior parte do grupo o acompanhou, indo ao PSB, mas alguns desses políticos – com destaque para Evandro – desembarcaram no PT.
Após Evandro reunir a maioria dos delegados do PT em torno de si, ele chegou a declarar que vai buscar o apoio de Luizianne, assim como dos demais pré-candidatos. A ex-prefeita, até o momento, não sinalizou disposição de declarar apoio ao presidente da Assembleia caso se confirme a indicação de Evandro para disputar o pleito.
Além da candidatura petista, já estão consolidados como futuros candidatos em Fortaleza o prefeito José Sarto (PDT), o ex-secretário da Saúde de Maracanaú e ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil), o senador Eduardo Girão (Novo), o deputado federal André Fernandes (PL) e o produtor cultural Técio Nunes (Psol).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Votação de delegados do PT para escolher candidatura tem provocações entre apoiadores; vídeo