O Açude Castanhão ultrapassou recentemente o volume de 30% do armazenamento
Reservatórios cheios: Fortaleza vai parar de receber águas do Castanhão
O Açude Castanhão, o maior do estado do Ceará, vai parar de ter água destinada a Fortaleza e outras cidades da Região Metropolitana. A mudança decorre da cheia de açudes da região, incluindo Gavião, Pacoti, Pacajus e Riachão, garantindo o acesso a água para os municípios das proximidades.

A transferência das águas do Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) havia sido autorizada em janeiro deste ano, ocorrendo pela primeira vez desde 2019. A decisão veio a partir da perspectiva de chuvas abaixo da média histórica, o que acabou sendo revertido – em fevereiro, por exemplo, a capital cearense registrou a maior média de chuvas para o mês em questão desde o início da série histórica da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 50 anos atrás.
Conforme os dados referentes a recursos hídricos do estado, a Bacia Metropolitana está hoje em dia com 78% do volume acumulado, o que indica cenário positivo na região para os próximos meses. Há ainda a expectativa de que os reservatórios encham mais, com a continuidade da quadra chuvosa, que acaba apenas no fim de maio.
Fortaleza para de receber águas do Castanhão
Dos quatro reservatórios que alimentam a região, o Açude Pacajus já atingiu 100% da capacidade, este mês, enquanto o Açude Gavião (no município de Pacatuba) está com aproximadamente 97% da capacidade. O Açude Pacoti, de Horizonte, e o Açude Riachão, de Itaitinga, estão ambos com cerca de 75%.
O Açude Castanhão ultrapassou recentemente o volume de 30% do armazenamento, o que também já havia acontecido em 2023. Antes do ano passado, a última vez que o reservatório passou dessa marca foi em 2014, há 10 anos.
Para o restante do estado, ainda há, no entanto, alertas relacionados aos demais reservatórios hídricos. A bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús está com menos de 23% da capacidade hídrica acumulada. Outros 26 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Águas da Transposição do São Francisco chegam ao açude Castanhão três dias antes do prazo

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Caminhão do Cidadão leva serviços gratuitos a 12 comunidades do CE na próxima semana

Cemitérios públicos da Capital são preparados para receber visitas no Dia das Mães

Senado aprova projeto que cria novo símbolo unificado de acessibilidade no Brasil
