Ícone do site Portal GCMAIS

CPI da Enel ouve o presidente da companhia nesta quarta-feira (24)

Presidente da Enel Ceará consegue habeas corpus pouco antes de depor na CPI

Foto: Reprodução / Portal Nosso Meio

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) marcou para esta quarta-feira (24) uma audiência para ouvir o diretor-presidente da companhia responsável pela distribuição de energia no Ceará, José Nunes de Almeida. Os parlamentares que atuam na Comissão também ouvirão o presidente nacional da empresa, Antonio Scala.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A presença dos dirigentes atende ao requerimento do deputado estadual Guilherme Sampaio (PT) que convida os presidentes para esclarecimentos sobre a má qualidade dos serviços no Ceará. A oitiva está agendada para o dia 24 de abril e considerada o momento mais importante da CPI até o momento, segundo o deputado Guilherme Sampaio.

“Ao longo dos últimos anos temos acompanhado um aumento gradativo de casos de reclamações contra o serviço prestado pela Enel, seja da sociedade civil, empresas e de instituições públicas, mostrando um descaso generalizado da empresa, que, por outro lado, tem apresentado lucros volumosos, demonstrando um total descaso e desatenção como todos os cearenses”, falou o deputado.

 CPI da Enel ouve o presidente da companhia

A audiência também marca os últimos encontros da CPI da Enel da Assembleia Legislativa antes de apresentar o relatório final. A CPI da Enel na Alece, que começou em setembro de 2023, recebeu diversos convidados, realizou reuniões e visitas com o objetivo de colher dados e informações que envolvam o relatório final.

Dentre as instituições envolvidas estão a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Procon, Decon, Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará (Conerge), vinculado à Aneel, Sindeletro, Aprece, dentre outras.

Publicidade

“Esperamos que com base em tudo que foi colhido nessa CPI exigir ações imediatas e definitivas para essas falhas que estão acontecendo e prejudicando o desenvolvimento do Estado do Ceará”, completou Guilherme.

O pedido da CPI da Enel foi protocolizado no dia 28 de fevereiro de 2023, devido ao grande número de reclamações contra a distribuidora de energia elétrica, principalmente no que se refere à qualidade do serviço prestado. No requerimento, Fernando Santana explicou que a investigação é uma forma de prestar contas de um trabalho iniciado e que só encerrará quando o Estado tiver uma concessionária de distribuição de energia responsável.

Leia mais | Contas de luz ficam mais baratas no Ceará a partir desta segunda-feira (22)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile