ECONOMIA

Governo Federal lança programa Acredita para impulsionar empreendedorismo e acesso ao crédito

Metade das operações com a garantia do fundo será destinada às mulheres empreendedoras

Compartilhe:
22 de abril de 2024
Portal GCMAIS

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, lançou nesta segunda-feira (22), em Brasília, o Programa Acredita, uma medida provisória destinada a promover o acesso a financiamentos e facilitar a regularização de dívidas de micro, pequenos e médios empreendedores. O Banco do Nordeste, responsável por 57% da carteira de microcrédito do país, esteve presente no lançamento do programa.

Governo Federal lança programa Acredita para impulsionar empreendedorismo e acesso ao crédito
Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

Segundo o ministro de Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o Programa Acredita está programado para iniciar em julho e tem como meta realizar cerca de 1,25 milhão de transações de microcrédito até 2026, direcionadas aos beneficiários do Cadúnico. A iniciativa será operacionalizada com garantia concedida pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO), com a criação do FGO Acredita no Primeiro Passo.

Metade das operações com a garantia do fundo será destinada às mulheres empreendedoras, destacou o ministro.

“Independentemente da origem social e do tamanho do negócio, as pessoas devem ter acesso ao sistema financeiro. Ao anunciar um programa como este, estamos buscando transformar o Brasil em um país definitivamente desenvolvido. Não queremos um país de extremos, mas sim uma classe média sustentável, que desfrute de um padrão de vida digno e decente”, ressaltou o presidente Lula.

O diretor Financeiro e de Crédito do Banco do Nordeste (BNB), Wanger Rocha, representando a presidência da instituição no evento, reforçou a importância da medida para impulsionar especialmente os microempreendedores, potenciais clientes do Crediamigo.

“O Programa Acredita está totalmente alinhado com os objetivos do Banco do Nordeste. Seja no microcrédito ou nas micro e pequenas empresas, estamos completamente alinhados. Esta é uma iniciativa crucial do governo federal em busca da inclusão produtiva e da recuperação econômica do país. Estamos no caminho certo”, afirmou Rocha.

A medida também institui o Desenrola Pequenos Negócios, que permitirá a renegociação de dívidas de empreendedores individuais, microempresas e empresas de Pequeno Porte, aliviando o ônus financeiro sobre esses empreendedores e possibilitando que possam concentrar-se no crescimento e na expansão de seus negócios.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Contas de luz ficam mais baratas no Ceará a partir desta segunda-feira (22)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.