A população com baixa renda é beneficiada com a conta de água mais barata, por meio da Tarifa Social. A medida garante a prestação dos serviços essenciais de água e esgoto aos clientes beneficiários do Bolsa Família que residem em imóveis residenciais de padrão básico e com consumo de até 10 m³ de água por mês. Este é um benefício concedido também às famílias atendidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No Ceará, o cadastro de clientes no benefício da Tarifa Social pelos serviços de água e esgoto prestados pela Companhia de Água e Esgoto (Cagece) pode ser solicitado diretamente nas lojas de atendimento da companhia ou através da Central 0800 275 0195. Para a adesão, o cliente precisa estar com o cadastro atualizado junto a Cagece, apresentar o Número de Identificação Social (NIS) vinculado ao Bolsa Família e o último comprovante ativo de recebimento do benefício do Governo Federal e se enquadrar nos requisitos.
Conforme Joselito Teles, gerente de Cadastro e Geoprocessamento da Cagece, uma vez apresentada a documentação necessária e o cadastro do imóvel atendendo os requisitos exigidos pela companhia, o benefício da tarifa social é aprovado de imediato e aplicado conforme o ciclo de faturamento do cliente.
“A tarifa social é uma das opções de faturamento que temos dentro da nossa estrutura tarifária. Para o cliente ter direito a essa tarifa, ele tem que atender as regras no cadastro. O imóvel precisa ser de padrão básico, consumir até 10 m³ de água por mês e ter inscrição ativa de recebimento do Bolsa Família”, reforça.
Ele explica ainda que, caso o cliente ultrapasse o consumo de 10 m³ de água no mês, a tarifa social não é aplicada para aquele período, mas volta a ser concedido no mês em que o cliente se enquadrar nas regras do benefício. Uma condição que pode cancelar o benefício da Tarifa Social junto a companhia é o cliente deixar de ter o cadastro ativo no Bolsa Família ou realizar mudanças que alterem o padrão básico do imóvel residencial.
Conta de água mais barata
Quem tem direito?
Clientes de padrão residencial básico, com consumo mensal até 10 m³ de água e que recebem Bolsa Família e famílias atendidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Qual a documentação necessária?
Número de Identificação Social (NIS) vinculado ao Bolsa Família e comprovante do último recebimento do Bolsa Família.
Como aderir?
Ir diretamente em uma das lojas de atendimento da Cagece ou através da Central 0800 275 0195.
Leia também | Aposentados começam a receber 13º salário do INSS nesta quarta-feira (24); veja valores e calendário