Ícone do site Portal GCMAIS

Dia Mundial do Livro: saiba como surgiu o primeiro livro

Dia Mundial do Livro é celebrado nesta terça-feira (23)

Foto: Reprodução

No Dia Mundial do Livro, 23 de abril, profissionais destacam que o hábito de leitura é formado na infância, moldando uma sociedade de leitores para o futuro. Especialistas ressaltam que é durante os primeiros anos de vida que a paixão pela leitura é cultivada, proporcionando às crianças não apenas conhecimento, mas também estimulando a imaginação e promovendo o desenvolvimento cognitivo e emocional.

O primeiro livro da história

O surgimento do primeiro livro como o conhecemos hoje é um marco complexo na história da humanidade. Não há um único ponto de origem, mas sim uma evolução ao longo do tempo. Os primeiros registros de escrita surgiram por volta de 3400 a.C., na Mesopotâmia, com os sumérios, que usavam tábuas de argila para registrar informações comerciais e administrativas. Posteriormente, os egípcios desenvolveram o papiro, uma forma de papel feita a partir do caule da planta de mesmo nome, por volta de 2500 a.C., o que possibilitou a criação de documentos mais leves e flexíveis.

Por volta de 300 a.C., os gregos começaram a produzir livros no formato de pergaminhos, feitos a partir da pele de animais, como ovelhas e cabras. Esses pergaminhos eram enrolados em cilindros e muitas vezes eram guardados em bibliotecas, como a famosa Biblioteca de Alexandria.

No entanto, o que conhecemos como o primeiro livro impresso foi a Bíblia de Gutenberg, produzida pelo inventor alemão Johannes Gutenberg por volta de 1455. Utilizando uma prensa de tipos móveis, Gutenberg imprimiu cerca de 180 cópias da Bíblia em latim, conhecida como a Bíblia de Gutenberg ou Bíblia de 42 linhas. Esse evento é considerado o marco inicial da era da impressão e da produção em massa de livros.

Publicidade

Leia também | Dia de São Jorge: confira tradição no Rio de Janeiro e oração do santo

>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<

Sair da versão mobile