Uma massa de ar quente e seco atinge áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil nesta quarta-feira (24) e vai até sábado (27). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca, no entanto, que as elevações de temperatura não configuram uma onda de calor.
>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<
Para tal nomenclatura ser considerada, as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média mensal pelo período de, no mínimo, dois a três dias consecutivos. Um exemplo é o estado do Mato Grosso do Sul, cuja temperatura máxima pode passar dos 36ºC. Devido à variação da área de abrangência das altas temperaturas, o Inmet não considera como uma onda de calor.
A massa de ar quente deve ficar concentrada nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. A previsão é que a partir de domingo (28) haja uma redução nas áreas com temperaturas mais elevadas. No primeiro trimestre deste ano, uma onda de calor atingiu parte do País. As maiores temperaturas foram registradas no oeste da região Sul e do estado de São Paulo e no sudoeste do Mato Grosso do Sul.
Leia também | Clima em Fortaleza: confira a previsão do tempo para hoje 24/04/2024
>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<