DNA

Ceará é o 3° estado do Brasil que mais cresceu em perfis genéticos no Banco Nacional de DNA

Além disso, é o 1° do Norte-Nordeste com mais de 11 mil perfis genéticos

Compartilhe:
25 de abril de 2024
Portal GCMAIS

O Estado do Ceará contribuiu com 11.374 perfis genéticos para o Banco Nacional de DNA. A informação está presente no último relatório da Rede Integrada de Perfis Genéticos, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), de dezembro de 2023. O documento traz o reconhecimento de que o Ceará é o estado do Norte-Nordeste com maior crescimento relativo no banco de perfil genético, de 16%, no último semestre da pesquisa. A alta é quase o dobro da nacional, de 8,1%, e põe os cearenses em terceiro lugar do ranking brasileiro.

Ceará é o 3° estado do Brasil que mais cresceu em perfis genéticos no Banco Nacional de DNA
Foto: Reprodução

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), divulga, no Dia Internacional do DNA, o trabalho na identificação de perfis genéticos, a partir da coleta de vestígios, do Núcleo de Perícia em DNA Forense (NUPDF). O setor é vinculado à Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

A identificação do perfil genético é aplicada na investigação forense em diversas ocasiões. A partir dela, é possível estabelecer conexões entre suspeitos e locais de crimes, identificar corpos de pessoas desaparecidas, apontar suspeitos de crimes sexuais e patrimoniais, dentre outros tipos. A confiabilidade do método científico fez crescer o número de profissionais na área de atuação ao redor dos anos. E mesmo que não haja correlação entre a amostra coletada e o suspeito, a tipagem do DNA é útil para a manutenção do banco de perfis genéticos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Tanto nacionalmente, como em âmbito estadual, a base de dados conta, em sua maioria, com perfis genéticos extraídos de pessoas condenadas pela Justiça, conforme a Lei de Execuções Penais (Lei Federal No. 7.210/84). Os números desse tipo de perfil são acompanhados por amostras de DNA coletadas de vestígios de crimes; pessoas de identidades desconhecidas e restos mortais não-identificados; de referências diretas e indiretas de pessoas desaparecidas; suspeitos, decisões judiciais (Lei Federal No. Lei n° 12.037/09) e restos mortais identificados.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Como ser um perito?

Para se candidatar a uma vaga no Núcleo de Perícia em DNA Forense é preciso concluir a graduação em Farmácia; ou em área afim, como Química, Engenharia Química ou Bioquímica, com uma expressa recomendação de que faça uma especialização em Genética Forense. Em seguida, é preciso passar no concurso público da Pefoce e concluir um curso fornecido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp).

DNA: O que é?

O ácido desoxirribonucleico é uma molécula presente em todos os seres vivos. Ele é encontrado em estruturas celulares, como no núcleo celular e nas mitocôndrias, e pode ser obtido através da extração de fragmentos microscópicos do corpo humano. Esses vestígios, que vem da pele, de um fio de cabelo, da saliva, ou de fluidos sexuais, são impressões digitais que deixamos ao tocarmos em objetos.

O DNA define a nossa assinatura genética e apenas quatro qualidades o tornam tão especial. A primeira delas é a perenidade, ou seja: ele está presente em todos os seres vivos, da fecundação e até mesmo em restos mortais. A segunda é a imutabilidade: não importa se você é novo, ou velho, o seu DNA é sempre o mesmo. Em seguida vem a variabilidade: cada indivíduo possui um perfil genético único, exceto em casos de gêmeos idênticos. Por fim, o DNA pode ser estudado por meio da utilização de marcadores genéticos.

Leia também | Fortaleza terá tipagem sanguínea para pessoas com Transtorno do Espectro Autista neste sábado (27)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.