Na ação, serão utilizados dois equipamentos, um insuflador de fumaça e o robô San, para detectar possíveis contribuições de águas pluviais no sistema
Teste de fumaça será usado para vistoriar esgotos da Beira-Mar nesta segunda-feira (29)
Uma vistoria no sistema de esgotos da avenida Beira-Mar, em Fortaleza, será realizada nesta segunda-feira (29). A inspeção contará com um teste de fumaça e tem como objetivo identificar irregularidades e contribuições indevidas na rede.
A ação ocorrerá na extensão de 2,5 km da rede coletora localizada entre as vias Barão de Studart e Tereza Hinko, próximo ao Parque Bisão. O serviço será finalizado ainda no início da madrugada de terça-feira (30).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O teste de fumaça visa contribuir para um diagnóstico operacional do Interceptor Leste (IL), rede de esgoto responsável por transportar os efluentes coletados de diversos bairros da Capital para o tratamento na Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC). Também será utilizado um robô de fiscalização, chamado San, que percorrerá a rede para identificar as irregularidades no sistema local.
De acordo com Fernando Lima, diretor de Operações da Ambiental Ceará, a ação contribui para eficiência operacional do sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza, principalmente neste período chuvoso.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Com essa ação, nós conseguimos detectar possíveis contribuições de águas pluviais que sobrecarregam a rede de esgoto da região. Vale destacar que, com os resultados desse diagnóstico, será possível atuar de forma mais assertiva nas adequações necessárias para manter o bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto”, ressalta o diretor.
Teste de fumaça no esgoto da Beira-Mar
A injeção de fumaça na rede é feita por meio do equipamento insuflador acoplado aos Poços de Visita (PVs), também conhecidas como tampas de esgoto. Essa fumaça percorre pela tubulação de esgotamento sanitário até retornar à superfície.
Dependendo do local onde o vapor emergir, como bocas de lobos, ralos ou caixa de passagem, por exemplo, é possível identificar um provável ponto de irregularidade ou de lançamento de água da chuva na rede de esgoto.
Durante os testes, a fumaça pode aparecer em ralos e pias de banheiros e cozinhas dos imóveis. Na avenida, um dos lados da via será interditado para que os trabalhos sejam realizados em segurança, e a outra estará liberada para o trânsito de veículos.
Leia também |Funceme aponta previsão de chuva em todo o Ceará para o fim de semana
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.