A partir desta segunda-feira (29), a população geral – a partir de seis meses de idade – já pode receber a vacina contra a gripe nos postos de saúde. A ampliação da campanha busca expandir a cobertura vacinal nesse período da sazonalidade, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Inicialmente destinada para públicos prioritários, a imunização é fundamental para reduzir os casos da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde, conforme explica o secretário da Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo.
“Como o vírus da gripe sofre constantes mutações, é importante tomar a vacina todos os anos para manter a proteção. Pelo mesmo motivo, a composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento, informadas nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, enfatiza o secretário.
Locais de atendimento
A imunização ocorre em todos os postos de saúde, em dias úteis, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana e feriados, o atendimento ocorre nos postos divulgados nos canais oficiais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Documentação necessária
Para ter acesso à imunização, o usuário deverá apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.
Vacinação contra Influenza
A vacina contra a Influenza, também conhecida como vacina contra a gripe, é um dos imunobiológicos mais importantes disponíveis para prevenir doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza, e é formulada para proteger contra os tipos mais comuns de vírus (A, tipos H1N1 e H3N2; e B) que circulam a cada ano. Os imunizantes são trivalentes e podem ser administrados simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.
Leia também | Vacinação contra a Influenza é ampliada para todas as idades a partir desta segunda-feira (29), no Ceará