Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará deve receber fortes chuvas até sexta-feira, diz Inmet

Brasil pode ter nos próximos dias a semana mais chuvosa em seis meses

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma notificação informando que o litoral do Ceará deve receber fortes chuvas nesta quinta-feira (2) até sexta-feira (3). Segundo o órgão, o estado se encontra no nível amarelo na escala de alerta de volumes pluviais, representando perigo potencial.

A previsão é de chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. No alerta amarelo, o litoral também pode sofrer com risco de corte de energia elétrica, apesar da baixa probabilidade, além de alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O alerta é decorrente da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do estado, o que favorece as chuvas na faixa litorânea. A ZCIT é o principal indutor da quadra chuvosa no Ceará. Acontece quando as nuvens na faixa equatorial da Terra, formada pela convergência dos ventos alísios do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul.

As temperaturas no Estado podem variar dependendo da região. Na capital, a previsão é de máxima de 32 ºC e mínima de 24 ºC. Nos municípios ao sul a predominância é do sol, com as temperaturas chegando a 36 ºC, enquanto as regiões serranas podem apresentar mínimas de 18 ºC.

Publicidade

Entenda os níveis de alerta de chuva:

Amarelo – Perigo Potencial: Quando a chuva tem volume entre 20 e 30 milímetros, podendo atingir 50.

Laranja – Perigo: Refere-se à precipitação de chuvas que vão de 30 a 60 milímetros por hora, chegando até 100 milímetros em um único dia.

Vermelho – Grande perigo: A classificação prevê um índice de chuvas maior que 60 milímetros, podendo ultrapassar 100 milímetros.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Como proceder em caso de fortes chuvas:

O mais indicado é ficar em casa. No entanto, aos que precisam se deslocar vão algumas recomendações:

Em caso de necessidade, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.

Sair da versão mobile