A pesquisa sobre o potencial de compra do fortalezense para o Dia das Mães revela que 53,6% dos consumidores pretendem fazer compras na data comemorativa. Segundo o levantamento realizado pela Fecomércio Ceará, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPDC), a data deve movimentar R$ 393 milhões em compras na capital cearense.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O valor torna o Dia das Mães a segunda data mais relevante para o comércio local, depois do Natal, impulsionando setores do varejo como artigos de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e perfumaria.
Comparando com a pesquisa de 2023, houve um aumento de 11,3% no potencial de faturamento para o Dia das Mães deste ano.
Ainda conforme a pesquisa, mais da metade dos entrevistados (53,6%) planeja comprar presentes para a ocasião. Os produtos mais citados são: artigos de vestuário e acessórios (41,7%), cosméticos e itens de perfumaria (37,7%), calçados (11,6%), chocolates, doces, bombons (9,4%), flores (6,3%) e eletroportáteis (6,0%).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além disso, a intenção de celebração é significativa, com 54,5% dos entrevistados planejando celebrar a data. A maioria das celebrações (73,2%) será realizada em casa, com familiares ou amigos.
Dia das Mães deve movimentar comércio em Fortaleza
O orçamento médio estimado por presente é de R$ 265, com a maioria dos entrevistados (55,8%) optando por pagamentos à vista. Por outro lado, 41,9% preferem o cartão de crédito.
Os locais de compra preferidos incluem shopping centers (42,3%), lojas de rua e galerias comerciais (25,6%) e centros comerciais (21,4%). Em relação às datas de compra, a maioria não tem um dia específico em mente, mas os sábados são os preferidos, seguidos por sexta-feira e domingo.
Leia também | Eleitores têm uma semana para regularizar situação eleitoral ou tirar o título
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<