As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul estão sendo descritas pelo governador Eduardo Leite como o pior desastre já enfrentado pelo estado. Ele destaca que há uma dificuldade significativa em realizar os resgates devido às condições climáticas desfavoráveis. Até o momento, há 10 mortes confirmadas, com a possibilidade de aumento desse número.
Lula deve visitar Rio Grande do Sul
https://twitter.com/EduardoLeite_/status/1785775664194273791
https://twitter.com/EduardoLeite_/status/1785821506758488263
A previsão é de que as chuvas persistam na quinta-feira, afetando ainda mais as áreas já atingidas por alagamentos. O governador solicitou a ajuda das Forças Armadas e informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o estado para avaliar a situação e coordenar os esforços de resgate.
De acordo com a Defesa Civil, 114 municípios foram afetados pelas chuvas, com mais de 19 mil pessoas impactadas. Dentre elas, mais de 3 mil estão desalojadas e mais de mil estão em abrigos. As mortes ocorreram em várias cidades do estado, incluindo Paverama, Salvador do Sul, Pântano Grande, Itaara, Encantado, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
Saiba mais sobre a situação do Rio Grande do Sul
Uma intensa frente fria tem devastado o Rio Grande do Sul com chuvas torrenciais, ventos fortes e até mesmo um tornado. Até agora, o estado registrou 8 mortes confirmadas, com 21 pessoas desaparecidas e mais de 2 mil desabrigadas. Cerca de 107 cidades foram afetadas, com mais de 19 mil pessoas atingidas pelas enchentes.
As chuvas foram especialmente severas em Santa Maria, onde foram registrados 342 milímetros de chuva, e na região serrana, com 336 milímetros em Bento Gonçalves. As áreas afetadas incluem Paverama, Pantano Grande, Encantado, Itaara, Santa Maria, Segredo, Salvador do Sul e Candelária, onde o número de mortos pode aumentar devido às pessoas desaparecidas.




