MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Camilo põe MEC à disposição para atuar no enfrentamento às enchentes no Rio Grande do Sul

Na mensagem, o ministro também se solidarizou com as famílias afetadas pelas enchentes

Compartilhe:
4 de maio de 2024
Portal GCMAIS

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste sábado (4) que o MEC está atuando para auxiliar no enfrentamento às enchentes registradas no Rio Grande do Sul. Ele destaca, por exemplo, que instalações federais de ensino já estão sendo usadas como ponto de distrbuição de mantimentos e auxílio emergencial para desabrigados.

Camilo põe MEC à disposição para atuar no enfrentamento às enchentes no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução

“O MEC integra os esforços do governo federal para enfrentar os efeitos da maior enchente na história do Rio Grande do Sul. Conversei com o governador Eduardo Leite e coloquei as equipes do ministério à disposição. Seguiremos trabalhando no mapeamento de estragos em escolas e instituições para apoiar com todos os recursos e ações que estiverem ao nosso alcance”, pontuou ele, ao tratar do assunto em publicação nas redes.

“Neste momento de tanto sofrimento para as famílias gaúchas, me solidarizo com a população e envio meus mais profundos sentimentos aos familiares e amigos dos 56 mortos e desaparecidos nessa tragédia”, declarou ainda.

Elmano

O anúncio se soma ao que foi feito no mesmo dia, pelo governador do Ceará Elmano de Freitas, indicando que estão sendo enviadas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para ajudar nas buscas e salvamentos de vítimas.

De acordo com o comunicado, serão enviados 12 profissionais do Corpo de Bombeiros, entre mergulhadores, guarda-vidas e especialistas em salvamento em escombros. O apoio ainda contará com dois cães para auxiliar nas buscas, além de duas embarcações, três viaturas e outros equipamentos de salvamento.

Enchentes

Até o momento, o Rio Grande do Sul já registrou 39 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado desde o início da semana. Segundo a Defesa Civil, 68 pessoas estão desaparecidas.

Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas pelas forças integradas de segurança e 24 mil estão desalojadas. Até agora, o governo contabiliza 265 municípios afetados, do total de 497 em todo o estado.

Leia também | Grupo em Fortaleza se mobiliza para arrecadar doações a vítimas no Rio Grande do Sul

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.