Ícone do site Portal GCMAIS

Rio Grande do Sul enfrenta terceira grande chuva em menos de nove meses

Rio Grande do Sul enfrenta terceira grande chuva, em menos de nove meses

Foto: Geopizza

O Rio Grande do Sul já enfrentou três grandes chuvas, em menos de nove meses. As chuvas aconteceram em setembro de 2023, janeiro de 2024 e abril/maio de 2024.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A frequência com que acontece essas essas chuvas dá indicativos que cenários como esse serão frequentes no futuro, urgindo a necessidade de um plano público de contenção de danos diante das mudanças climáticas. Apesar da atual chuva ter sido prevista com mais de uma semana de antecedência, a Defesa Civil emitiu alertas apenas nos 2º dia da chuva, às 22h da noite.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Chuvas no Rio Grande do Sul

Desde a última segunda-feira (29), chove incessantemente no estado, com pouquíssimos intervalos entre elas.

Publicidade

Atualmente, mais da metade de todos os municípios do Rio Grande do Sul foram impactados, com quase 500 mil pessoas afetadas, 24 mil desalojadas, 32 mortes e 74 desaparecidos.

Algumas cidades como Lajeado, Muçum, Santa Maria, Cruzeiro do Sul, São Jerônimo e Estrela ficaram parcialmente “ilhados”, pois as principais pontes de acesso à cidade colapsaram. Somado a isso, a barragem 14 de Julho, entre Cotiporã e Bento Gonçalves, rompeu parcialmente.

A capital Porto Alegre, registrou a 2º maior cheia da sua história, atrás apenas da cheia 1941. Porém, há indicativos que até esse domingo (05) o limite possa ser ultrapassado, tornando a chuva de 2024 a maior da história na capital. Enquanto ocorreram 2 grandes cheias na capital no século 20, em 1941 e 1967, no século 21 já aconteceram 3: duas em 2023 e uma 2024

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também| Elmano de Freitas enviará equipes do Corpo de Bombeiros para ajudar na tragédia que atinge o Rio Grande do Sul

Sair da versão mobile