DICAS DO IRPF 2024

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdĂȘncia privada?

De acordo com as regras da Receita Federal, é possível ter um desconto de até 12% do imposto devido

Compartilhe:
5 de maio de 2024
Portal GCMAIS

Para quem tem imposto de renda a pagar em 2024, uma boa opção Ă© utilizar a previdĂȘncia privada para reduzir o valor a ser pago. De acordo com as regras da Receita Federal, Ă© possĂ­vel ter um desconto de atĂ© 12% do imposto devido. PorĂ©m, Ă© preciso atenção na hora da contratação do fundo e na hora da declaração.

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdĂȘncia privada?
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Existem duas modalidades, o PGBL e o VGBL. O PGBL permite dedução da base de cĂĄlculo do Imposto de Renda no limite de 12%. Consequentemente, se pagarĂĄ menos imposto de renda. O PGBL deve ser lançado na ficha de pagamentos efetuados. JĂĄ o VGBL nĂŁo permite dedução. A incidĂȘncia do imposto ocorre no momento do resgate ou pagamento de renda. E ocorrerĂĄ a retenção do imposto apenas sobre os rendimentos das aplicaçÔes. Portanto, Ă© importante identificar no momento da contratação do plano de previdĂȘncia privada, qual Ă© o que melhor atende o seu perfil, Ă  sua realidade”, explica a professora Cibellen de Melo Santos, da Uniderp.

>>>Siga o GCMAIS no Google NotĂ­cias<<<

Ou seja: se o intuito Ă© obter um desconto na hora da declaração Ă© preciso contratar a previdĂȘncia privada na modalidade PGBL. Lembrando que a contratação deve ocorrer atĂ© o dia 31 de dezembro de 2023 para entrar na declaração do IRPF 2024.

É importante destacar que vocĂȘ nĂŁo deixa de pagar imposto ao contratar um plano de previdĂȘncia privada PGBL. Na realidade, vocĂȘ posterga este pagamento para o momento em que vocĂȘ resgata o fundo. Neste sentido, hĂĄ duas tabelas: a progressiva e a regressiva.

A progressiva segue a mesma lĂłgica do Imposto de Renda, em que as faixas variam de acordo com o valor investido e indo atĂ© 27,5%. A regressiva varia de acordo com o tempo que a previdĂȘncia privada fica investida. A maior alĂ­quota Ă© de 35% para quem saca o valor em atĂ© 2 anos e a menor Ă© de 15% para quem saca o valor apĂłs 10 anos. Na prĂĄtica, se a pessoa sacar o PGBL por pelo menos 10 anos investido, vai acabar pagando menos imposto de renda.

Leia também | Lula sanciona lei que aumenta isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salårios mínimos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos sĂŁo definidas pelo Whatsapp.