É mentira que o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, tenha mais aeronaves operando no Rio Grande do Sul (RS) que a Força Aérea Brasileira (FAB), como alega vídeo que tem circulado no TikTok e no X (antigo Twitter). Foi verificado que desde 2 de maio apenas dois helicópteros do empresário atuam no resgate das vítimas das enchentes, equanto a FAB já atua na região desde 30 de abril por meio da Operação Taquari II, com 12 embarcações, 5 helicópteros e 45 viaturas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As informações foram publicadas em vídeo no TikTok e apresentam uma colagem com as imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do empresário Luciano Hang e do coach Pablo Marçal acompanhadas de um tuíte que alega: “Neste momento, Luciano Hang tem o mesmo número de helicópteros que a FAB ajudando no RS”. A acusação colocada no vídeo foi postada na rede social no dia 4 de maio por Bruno Souza, ex-deputado estadual do Partido Novo em Santa Catarina.
Contudo, após averiguação do Projeto Comprova, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), foi verificado que não são verdadeiros os dados veiculados na postagem.
Desde o início, a ação do governo tem mais veículos em operação do que Hang. Na noite de 30 de abril, 626 militares, 12 embarcações, 5 helicópteros e 45 viaturas já estavam atuando no local, segundo boletim do Ministério da Defesa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, no dia 2 de maio, quando o dono da Havan disponibilizou dois helicópteros para os resgates, a FAB estava atuando com nove aeronaves por meio da Operação Taquari II.
A FAB destaca que disponibilizou, até a última atualização, feita em 6 de maio, 12 aeronaves e 90 viaturas para a operação. A ação envolve mais de 1,3 mil militares da Força Aérea e registrou 100h20min de voo desde o início, com 405 pessoas e oito animais de estimação resgatados.
A Havan confirmou para a iniciativa da Abraji que conta com duas aeronaves envolvidas nas ações de resgate e que, até o dia 6 de maio, foram realizados mais de 300 pousos e decolagens.
É mentira que Luciano Hang tem mais aeronaves atuando no RS do que a Força Aérea Brasileira
As informações foram checadas por meio de publicações do governo federal e também através do contato com a Havan e a FAB.
A publicação do ex-deputado estadual de Santa Catarina, Bruno Souza, feita em 4 de maio, utiliza uma captura de tela registrando matéria do portal Terra para afirmar que a FAB havia disponibilizado apenas duas aeronaves até o momento, mesmo número que Luciano Hang.
A captura é de uma matéria publicada em 1º de maio sobre resgates a vítimas das enchentes. Os dois helicópteros citados na reportagem atuaram no resgate de uma família, na região da Candelária.
O texto, no entanto, fala especificamente sobre resgates, e não indica outros veículos da Força Aérea empregados nos esforços para evacuações aeromédicas, distribuição de água, alimentos e donativos e auxílio na recuperação da infraestrutura danificada, funções previstas também na Operação Taquari II.
Projeto Comprova
O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento.
Investigado por: A Gazeta e Correio Braziliense
Verificado por: UOL, Folha, Band News e iMirante
Leia também | Empresário que acusou Ferruccio Feitosa de matar gata de estimação se retrata nas redes sociais
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<