A Universidade Federal do Ceará (UFC) assumiu oficialmente a posse do edifício onde seria construído o Acquario Ceará. O termo de doação do equipamento foi assinado na última sexta-feira (3) e divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com a UFC, o prédio abrigará o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e a expectativa de funcionamento da nova sede é no primeiro semestre de 2026.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O terreno onde será instalado o campus Iracema da UFC fica na rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema. A Universidade informou que a estrutura do antigo Acquario Ceará pode ser totalmente aproveitada para o campus, sem a necessidade de demolição, apenas de adaptações de projeto.
A obra, que inclui a adaptação e a ampliação do espaço, custa cerca de R$ 60 milhões. De acordo com a instituição de ensino, atualmente, projetos executivos estão sendo elaborados para serem finalizados. O imóvel abrigará as atividades didáticas e de pesquisa, extensão, assistência estudantil e convivência do Instituto de Ciências do Mar.
O espaço abrigará o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), um novo equipamento que tem como objetivo promover exibições virtuais e interativas sobre ecossistemas do Ceará, ambientes marinhos, fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e astronomia.
Em dezembro do ano passado, o governador Elmano de Freitas assinou o protocolo de intenção de doação da estrutura hoje existente do Acquario para a Universidade Federal do Ceará (UFC). No dia 2 de abril, a Assembleia Legislativa autorizou o Governo do Estado a doar à UFC o terreno.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Prédio do Acquario do Ceará é oficialmente doado à UFC
O Acquario foi anunciado ainda no ano de 2009, sob a gestão do então governador Cid Gomes (PDT), como o terceiro maior aquário do mundo. No entanto, as obras ficaram estagnadas ao longo dos anos. A construção começou a ser executada de fato em 2011, e paralisada em diversos pontos desde então, em meio a questionamentos judiciais.
Leia também |“Futebol virou um mercado”, diz Eduardo Girão sobre apostas esportivas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<