Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza amanhece com céu vermelho por conta de tempestade solar

Fortaleza amanhece com céu vermelho por conta de tempestade solar

Foto: Reprodução/Astronomicamente

No início da manhã deste domingo (12), Fortaleza, no Ceará, amanheceu com o céu vermelho. Moradores da cidade ficaram sem entender o fenômeno. O que aconteceu foi fruto da maior tempestade solar nos últimos 20 anos, que deixou o céu avermelhado em várias partes do mundo. O evento está previsto para acontecer ainda entre este domingo e a próxima segunda-feira (13).

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) emitiu uma nota, na última sexta-feira (10), informando que uma tempestade “severa” entre o grau G4 e G5 estava prevista para acontecer neste dia 12, sendo a primeira atividade geomagnética severa desde janeiro de 2005.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Por que Fortaleza amanheceu com o céu vermelho?

O sol está próximo do pico de um ciclo de 11 anos de atividade intensa. Nesse período o astro tem uma série de manchas na superfície, representando concentrações de energia. Quando as linhas magnéticas se envolvem nessas manchas solares podem causar rajadas de vento.

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Segundo informações da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) essas rajadas são explosões massivas do Sol que disparam partículas carregadas de radiação para fora da estrela. Os sinalizadores são classificados em um sistema de letras pela NOAA, como: A, B, C, M e X, com base na intensidade dos raios-X que elas liberam, com cada nível tendo 10 vezes a intensidade do anterior.

Leia também | Élcio afirma que buracos nas ruas de Fortaleza serão tapados após a quadra chuvosa

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile