A segunda edição da Feira Literária do Ceará vai acontecer no município de Icó, entre os dias 16 e 18 de maio. Com o objetivo de fomentar o acesso aos livros, à leitura e estimular a formação de leitores em todas as idades, o festival conta com programação gratuita e acessível na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Paulo Gustavo, a Feira Literária realiza a segunda edição, após passar por Sobral, atraindo mais de cinco mil pessoas. O projeto vem realizando o evento em cada cidade, com apresentações artísticas e culturais da região local, lançamento de livros, contação de histórias e debates com autores.
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A escritora Icoense Ana Nogueira vai ser homenageada no evento. Ela foi membro da Padaria Espiritual, uma das agremiações cearenses mais importantes do século XIX.
As Festas Literárias foram idealizadas com o objetivo de criar uma rede de ações voltadas para o campo do livro, leitura e da literatura, com foco nas produções locais que estão sendo produzidas. Para além das oficinas e seminários, as Festas Literárias também vão oferecer sessão de lançamentos de livros, apresentações artísticas e conversas com autores. Sobral, Icó e Aracati, os municípios que vão receber edições da Festas, são cidades históricas, com conjuntos urbanos e paisagísticos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunindo importantes remanescentes da arquitetura dos séculos XVII e XVIII.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Feira Literária do Ceará
Em Sobral, o evento contou com a participação de 20 expositores, teve mais de dez lançamentos de livros e mais de 1.700 obras vendidas, entre livros, cordéis e desenhos, somando mais de R$ 47 mil em vendas. Depois de Icó, a Feira Literária do Ceará vai ser realizada em Aracati, de 20 a 22 de junho.
As Festas Literárias do Ceará são uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Paulo Gustavo. Conta com apoio institucional da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), da Prefeitura de Sobral, da Prefeitura de Icó e da Prefeitura de Aracati. Tem parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A produção é do Instituto Assum Preto.
Leia também | Bacia Hidrográfica do Salgado atinge melhor volume desde 2009
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<