A Polícia Civil do Ceará cumpriu mandados, nesta quinta-feira (16), contra um grupo suspeito de aplicar crimes no mercado financeiro, no estado. A operação aconteceu em um condomínio de luxo em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A ofensiva teve o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e das Polícias Civis dos estados de Santa Catarina, Goiás e São Paulo. Na ação, veículos de luxo foram apreendidos e bens e contas bancárias foram bloqueadas.
A investigação denominada “Saqqara” iniciou em janeiro deste ano e tem como alvo um indivíduo que se apresenta como “trader” em suas redes sociais e promete ganhos financeiros superiores ao mercado, com o objetivo de comercializar cursos.
Durante as investigações, os policiais civis verificaram que o alvo não possuía autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar no mercado financeiro, bem como também vendia robôs automatizados de operações binárias de compra e venda de ações sem certificação do Banco Central ou da CVM.
Os trabalhos de investigação revelaram que os cursos eram comercializados por uma empresa sediada em Balneário Camboriú/SC, que recebia os pagamentos referentes às compras dos cursos, obtendo, dessa forma, um percentual do valor total de cerca de R$ 1 milhão.
Segundo informações dos policiais, as vítimas, após adquirir o curso, deveriam aguardar até oito dias para ter acesso às ferramentas. O objetivo tinha como finalidade fazer com que não incidisse o direito de arrependimento previsto legalmente no Código de Defesa do Consumidor, uma vez que, após o período de sete dias, o comprador não poderia solicitar o cancelamento do produto e o ressarcimento dos valores pagos.
Foi constatado que, após adquirir o curso, os clientes eram instruídos a abrir contas em empresas de investimento, uma delas, inclusive, foi impedida de captar clientes no Brasil de forma direta ou indireta devido à proibição imposta pela Comissão de Valores Mobiliários.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Suspeitos de aplicar crimes no mercado financeiro no Ceará
O nome da Operação, intitulada de Saqqara, remete àquela que é considerada a primeira pirâmide escalonada do mundo, localizada a 30 Km da Cidade do Cairo, no Egito, e tem como objetivo investigar os crimes de estelionato, crime contra a economia popular, crimes contra o consumidor e lavagem de dinheiro.
A PCCE identificou que o alvo, residente em Juazeiro do Norte/CE, ostentava carros de luxo e os supostos lucros obtidos com operações na bolsa de valores para atrair novos clientes. Com as ordens judiciais em mãos, os policiais civis do Ceará, Santa Catarina, Goiás e São Paulo cumpriram as buscas.
Durante as ofensivas, veículos de luxo foram apreendidos, bem como bens e contas bancárias foram bloqueados. A PCCE segue com as investigações acerca do caso.
Leia também | Dona de loja de luxo suspeita de aplicar golpes usando nome dos clientes é presa no Ceará