Ícone do site Portal GCMAIS

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão de saúde para população trans

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão de saúde para população trans

Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza

Neste sábado (18), a Prefeitura de Fortaleza promoverá um mutirão de saúde voltado para a população trans e LGBTQIAP+. A iniciativa, parte da Semana Janaína Dutra, vai acontecer das 8h às 17h no posto de saúde Dr. Antônio Ciríaco de Holanda Neto, no bairro Parangaba. O objetivo é atender 120 pessoas.

Os serviços oferecidos durante o mutirão incluem consultas ginecológicas e odontológicas, testagens para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), orientações sobre direitos humanos, vacinação, acompanhamento psicológico, exames laboratoriais e encaminhamento para o processo transexualizador ambulatorial, que inclui terapia hormonal.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A ação é organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em colaboração com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Codivs), ligada à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). A Semana Janaína Dutra foi instituída pela lei municipal nº 9.548, com o objetivo de promover a divulgação de leis contra a discriminação e o respeito à diversidade sexual.

Ação marca o início da implantação da Política Municipal de Saúde Integral para a população LGBTQIAP+, que visa proporcionar um tratamento humanizado e acelerar o atendimento das demandas dessa comunidade.

Publicidade

A iniciativa também busca criar uma linha de cuidado específica para a população LGBTQIAP+ na capital. O primeiro atendimento vai ocorrer nos postos de saúde, onde a equipe de atenção primária faz a assistência inicial e encaminha os pacientes ao ambulatório estadual, se houver necessidade. O Sertrans, localizado no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, é o equipamento de saúde voltado diretamente para pessoas transgênero em Fortaleza.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão de saúde para população trans

A modalidade ambulatorial segue a Portaria nº 2803, de 19 de novembro de 2013, que redefine e amplia o Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS). O principal objetivo é garantir o acesso aos serviços de saúde com respeito à identidade de gênero dos pacientes, utilizando o nome social em todos os documentos e atendimentos.

Além dos serviços de saúde, a Prefeitura de Fortaleza oferece suporte às vítimas de violência de gênero e intolerância, proporcionando orientação jurídica e atendimento psicológico e social.

Leia também | Torcedores do Fortaleza sofrem atos racistas em jogo contra o Boca Juniors, veja o vídeo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile