Declaração de Fortaleza foi anunciada nesta sexta-feira (17), durante o encerramento da 54ª Reunião Anual da Alide
Bancos de desenvolvimento reafirmam compromisso com inclusão produtiva e apoio de pequenos empreendedores
O Banco do Nordeste (BNB) e outros membros da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) reafirmaram seu compromisso de fortalecer o apoio à inclusão produtiva de pequenos empreendedores e a projetos de prevenção de riscos ambientais e adaptação climática, especialmente nos setores agrícola e de infraestrutura.

A Declaração de Fortaleza foi anunciada nesta sexta-feira (17), durante o encerramento da 54ª Reunião Anual da Alide, realizada na sede do BNB. A carta de compromissos abriu com uma manifestação de solidariedade à população do Rio Grande do Sul, afetada por um recente desastre ambiental.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As estratégias estabelecidas na declaração visam cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As instituições vinculadas à Alide se comprometeram a integrar critérios ambientais e sociais em suas operações financeiras, promovendo projetos sustentáveis e de alto impacto econômico.
O documento destaca o compromisso de reforçar o apoio aos setores produtivos para melhorar as condições macroeconômicas locais, como níveis de dívida e taxas de juros. As instituições também se comprometeram a facilitar a inclusão social e financeira de comunidades indígenas, jovens empreendedores, idosos e projetos liderados por mulheres.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“O Banco do Nordeste e as demais instituições vinculadas à Alide reforçaram seus objetivos de desenvolvimento social e econômico para cada país e região. Temos grandes desafios, mas estamos investindo para levar crédito de qualidade a todos os setores, gerando empregos e renda para a população”, afirmou o presidente do BNB, Paulo Câmara.
Outros compromissos incluem a ampliação de recursos para educação básica, técnica e empreendedora, especialmente para micro e pequenas empresas. Os bancos membros da Alide também prometeram expandir a digitalização dos serviços financeiros para aumentar a produtividade e eficiência das economias locais. A declaração enfatiza a importância do investimento em infraestrutura sustentável como motor do crescimento econômico, destacando as parcerias público-privadas (PPPs) como fundamentais para alcançar resultados a médio e longo prazo.
Leia também | Professores das universidades federais do CE rejeitam nova proposta do governo e seguem em greve
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Tiroteio deixa criança de 8 anos e jovem baleados no Vicente Pinzón, em Fortaleza

Polícia Militar reforça segurança nos campi da UFC após protestos estudantis

Receita abre na sexta (23) consulta ao maior lote de restituição do IRPF da história
