EM 87 MUNICÍPIOS

Novo edital do Mais Médicos oferta 172 vagas do programa no Ceará

Dados também apontam que todos os 34 distritos sanitários indígenas foram integrados ao Mais Médicos

Compartilhe:
18 de maio de 2024
Portal GCMAIS

O novo edital do Programa Mais Médicos prevê um total de 172 vagas para o estado do Ceará, abarcando 87 municípios. O objetivo da seleção é ampliar o acesso à saúde pública, principalmente no interior. No Brasil, são 2.231 vagas distribuídas em 1.277 municípios.

Novo edital do Mais Médicos oferta 172 vagas do programa no Ceará
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Na etapa atual do programa, os gestores das prefeituras devem indicar, até 22 de maio, quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital. Após a etapa de validação das vagas dos municípios, o Ministério da Saúde publicará o chamamento aos profissionais.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Quadro de vagas

Além da reposição, estão previstas 66 novas vagas para populações quilombolas, que vivem em assentamentos rurais, em reservas extrativistas e população ribeirinha, para garantir o acesso à saúde nessas regiões de difícil provimento e fixação de profissionais.

“Este é um edital importante para a confirmação da disponibilidade de vagas por parte dos municípios que já fazem parte do programa. E é um passo fundamental para que possamos depois dar sequência no chamamento de médicos e com isso efetivar vagas que tiveram eventuais saídas, mas principalmente manter esse quantitativo de 28 mil profissionais dentro do programa Mais Médicos”, destaca o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.

Leia também | Salário mínimo de R$ 1.412 entra em vigor nesta segunda-feira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O programa também prevê mais de 25% das vagas concentradas em regiões de muito alta e alta vulnerabilidade. Para isso, levam-se em conta fatores como nível de dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) para o acesso da população à saúde e dificuldade de disponibilização de profissionais de saúde.

Neste edital, 11,7% das vagas foram destinadas às regiões de muito alta vulnerabilidade e 13,8% para as áreas de alta vulnerabilidade social – sendo 572 vagas aos municípios de extrema pobreza.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.