Celulares recuperados pela Polícia Militar do Ceará foram devolvidos aos proprietários que foram vítimas de assaltos. Através da iniciativa “Meu Celular”, pelo menos 113 aparelhos foram devolvidos nesta quarta-feira (22) no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Um mês após o lançamento, já foram recuperados 500 celulares, e 300 proprietários foram contatados para recuperar os dispositivos. No total, 150 pessoas confirmaram presença para recuperar celulares nesta quarta-feira (22).
“Eu tinha muita esperança que isso acontecesse. Foi uma surpresa muito agradável ter recebido a notificação [do Meu Celular]”. Foi o que disse o psicólogo Clauberson Rios, de 46 anos, ao receber de volta o celular furtado em novembro de 2023.
O objetivo principal da iniciativa, segundo o governador Elmano de Freitas (PT), é reduzir o número de furtos e roubos de celulares, notificando os compradores sobre a natureza ilegal dos objetos adquiridos e exigindo a devolução aos proprietários originais. Além disso, as forças de segurança estão investigando toda a cadeia de receptação, desde o roubo até a venda do celular.
“Nós conseguimos que a Justiça garanta que a operadora nos diga com quem está o celular que foi furtado ou roubado. Com isso, contactamos a pessoa para que ela devolva o celular. Afinal, o que ela comprou é fruto de furto ou roubo. Ela precisa devolver, sob pena de responder pelo crime de receptação dolosa”, explica o governador.
Em caso de roubo, furto ou extravio de equipamento, o usuário deve acessar o endereço da plataforma e registrar a ocorrência, apertando um botão que indica a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja.
A ferramenta já pode ser acessada em meucelular.sspds.ce.gov.br. Para criar o alerta, o cidadão poderá cadastrar o telefone celular na plataforma, fornecendo alguns dados pessoais, para que as autoridades policiais sejam notificadas. Tablets também poderão ser cadastrados.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Programa Meu Celular
Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará, caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas. O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Ceará para os trâmites necessários.
Em seguida, o aparelho será restituído ao dono. Com o aparelho celular em mãos, é necessário remover o alerta do sistema “Meu Celular”. Se houver venda, troca ou inutilização do bem, o proprietário deve acessar a plataforma e remover o IMEI do seu perfil. A formalização indica que o dispositivo não está sob sua responsabilidade.
Leia mais |Elmano articula, e Fortal continua no mesmo espaço dos anos anteriores
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <