Santa Rita de Cássia: a padroeira das causas impossíveis

Sua vida mudou drasticamente quando seu marido foi assassinado e seus filhos morreram de peste bubônica.

Compartilhe:
22 de maio de 2024
Portal GCMAIS

Nesta quarta-feira, 22 de maio, é celebrado o Dia de Santa Rita de Cássia, conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas. Santa Rita, nascida em 1381 na vila italiana de Roccaporena, viveu uma vida marcada por tragédias pessoais antes de se tornar uma figura reverenciada pela Igreja Católica.

Santa Rita de Cássia: a padroeira das causas impossíveis
Foto: Reprodução

Rita de Cássia foi casada aos 16 anos com Paulo Ferdinando Mancini e teve dois filhos. Sua vida mudou drasticamente quando seu marido foi assassinado e seus filhos morreram de peste bubônica. Após essas perdas, Rita conseguiu realizar seu sonho de infância de se tornar religiosa, ingressando na ordem agostiniana e tornando-se freira.

Sua entrada no convento não foi fácil, pois era viúva e mãe, o que dificultava sua aceitação na ordem religiosa da época. Segundo a tradição, ela teve uma visão de três santos que a conduziram miraculosamente para dentro do convento, o que foi interpretado como uma intervenção divina.

Santa Rita é especialmente conhecida por um episódio próximo ao fim de sua vida, conhecido como o “milagre da rosa”. Durante um inverno rigoroso, um parente lhe trouxe uma rosa que floresceu no local onde ela costumava orar, um dos primeiros milagres atribuídos a ela ainda em vida.

Santa Rita também é famosa por seu “corpo incorrupto”, um fenômeno raro em que o corpo de uma pessoa não se decompõe após a morte. Este fenômeno atrasou sua canonização, que ocorreu apenas em 1900, muitos anos após sua morte em 1457. Seus restos mortais estão preservados em uma basílica em Cássia, Itália.

Outra característica marcante de Santa Rita foi o estigma que ela recebeu na testa, representando os sofrimentos de Cristo na cruz. Este estigma causou um certo constrangimento no convento devido ao seu mau odor, mas relatos indicam que após sua morte, o estigma passou a exalar um perfume de rosas.

Santa Rita de Cássia é amplamente venerada por sua dedicação à oração e sua forte conexão com a cruz, sendo considerada uma intercessora poderosa para causas desesperadas e impossíveis. Sua vida de devoção e milagres continua a inspirar e consolar fiéis em todo o mundo.

Leia mais | Conteúdos sobre fé e espiritualidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.