O WhatsApp do técnico Cuca foi clonado, e o golpista chegou a entrar em contato pelo aplicativo de mensagens com outros treinadores do futebol brasileiro para pedir dinheiro. Entre os comandantes contactados estão Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, Dorival Júnior e Vagner Mancini, do Ceará.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Assim que tomou conhecimento do caso, Cuca alertou para pessoas próximas e realizou o boletim de ocorrência em Curitiba.
Entenda o golpe do qual Cuca foi vítima ao ter o WhatsApp clonado
O golpe de clonagem do WhatsApp usa a foto da vítima com um número diferente para mandar mensagens para conhecidos solicitando transferências bancárias, dinheiro ou mesmo anunciando produtos para a venda, com o intuito de conseguir dinheiro. No caso de Cuca, a foto utilizada pelo criminos é da neta dele, Eloah.
O golpista tenta se passar pela vítima ao dizer que trocou de número e pede para os contatos o adicionarem em suas agendas. A partir daí, começa a pedir dinheiro com desculpas como dificuldade para usar o aplicativo do banco para pagar uma conta que está para vencer, por exemplo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Medidas de prevenção contra clonagem de WhatsApp
Este incidente serve como um alerta para a necessidade de adotar medidas de proteção mais efetivas.
Entre as recomendações estão habilitar a verificação em duas etapas, nunca compartilhar códigos de confirmação de SMS e desconfiar de qualquer pedido inusitado de dinheiro, mesmo que venha de contatos conhecidos.
- Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp.
- Evite compartilhar códigos de segurança recebidos por SMS.
- Confirme a identidade de contatos que solicitam dinheiro inesperadamente.
- Mantenha seu software de segurança atualizado em todos os dispositivos.
Leia também | Secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, é homenageado com Troféu Destaque Cidade
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<