APÓS ADIAMENTO

Ministério remarca aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado para 18 de agosto

Segundo o MGI, o concurso terá um banco de candidatos com mais de 13 mil pessoas para convocações pelo governo federal

Compartilhe:
23 de maio de 2024
Portal GCMAIS

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) determinou a nova data das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para o dia 18 de agosto. A aplicação do teste teria acontecido em 5 de maio, mas foi adiada pelo governo federal por causa da tragédia no Rio Grande do Sul, com vários candidatos da região tendo ficado impossibilitados de participar.

Ministério remarca aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado para 18 de agosto
Foto: Reprodução

O certame, também conhecido como o “Enem dos concursos”, é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Leia também | Governo Federal decide adiar Concurso Unificado em todo o Brasil

Segundo o MGI, o concurso terá um banco de candidatos com mais de 13 mil pessoas para convocações pelo governo federal, inclusive para vagas temporárias.

Oficialmente, a organização do concurso prevê o preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas em 21 órgãos da administração pública federal. Porém, conforme os editais dos oito blocos temáticos, será formado um banco de candidatos para cada bloco.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Com relação aos editais, espera-se a publicação de novas versões para comunicar as alterações no certame. Quanto à banca organizadora e às provas, o governo planeja manter as mesmas, recolhendo-as para aplicação em uma nova data.

Reembolso

Após o adiamento, os candidatos que enfrentaram dificuldades logísticas podem solicitar o reembolso da taxa de inscrição. Além disso, aqueles que se sentirem prejudicados por terem deixado de participar de outros eventos para fazer o concurso unificado podem buscar indenizações na Justiça, embora seja necessário apresentar provas robustas do dano.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Por fim, aqueles que adquiriram passagens de ônibus para fazer a prova em cidades vizinhas devem procurar a empresa de transportes para solicitar o reembolso. No entanto, as chances de sucesso podem ser limitadas devido à natureza do adiamento.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.