Deflagrada na última quinta-feira (23), a operação tem o objetivo de encerrar a atividade de empresas de segurança privada que não possuem autorização
Polícia Federal no Ceará autua oito empresas de segurança privada clandestinas
Oito empresas de segurança clandestinas no Ceará foram autuadas pela Polícia Federal (PF) na Operação Segurança Legal VIII. Deflagrada na última quinta-feira (23), a operação tem o objetivo de encerrar a atividade de empresas de segurança privada que não possuem autorização. No Ceará, foram quatro empresas em Fortaleza e quatro em Juazeiro do Norte.
Atuar de forma clandestina é considerada infração. As empresas autuadas vão ser penalizadas com multa. Os valores, dependendo do caso e da gravidade, podem variar entre R$ 500 e R$ 1.250. Dos oito registros da operação, três foram por não comunicar eventos. Duas empresas foram autuadas por manter vigilantes sem fazer o curso de vigilância. Outras duas estavam mantendo os vigilantes com os cursos de vigilância vencido, além da ausência do curso de reciclagem. E uma empresa foi multada por não estar prestando informações solicitadas pela equipe de fiscalização.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Sobe para nove o número de empresas clandestinas que foram encerradas pela Delegacia de Controle de Segurança Privada no Estado (DELESP/CE), em 2024. Todas estavam funcionando sem a devida autorização da Polícia Federal.
A Operação Segurança Legal ocorreu nas 25 capitais do país, além do Distrito Federal, e nas 96 unidades descentralizadas da Polícia Federal. Foram fiscalizados aproximadamente 500 estabelecimentos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Oito empresas de segurança privada clandestinas são autuadas
Empresas que atuam de forma clandestina não observam os requisitos mínimos previstos na legislação para o funcionamento. De acordo com a PF, no Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela corporação podem prestar serviços e realizar contratação de vigilantes.
Segundo a PF, a contratação de serviços de segurança privada clandestinos coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os profissionais não se submetem ao controle da Polícia Federal.
Leia também | Fortaleza e mais 63 municípios do Ceará estão em alerta de tempestade, segundo Inmet
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.