Operação Segurança Legal

Polícia Federal no Ceará autua oito empresas de segurança privada clandestinas

Deflagrada na última quinta-feira (23), a operação tem o objetivo de encerrar a atividade de empresas de segurança privada que não possuem autorização

Compartilhe:
24 de maio de 2024
Portal GCMAIS

Oito empresas de segurança clandestinas no Ceará foram autuadas pela Polícia Federal (PF) na Operação Segurança Legal VIII. Deflagrada na última quinta-feira (23), a operação tem o objetivo de encerrar a atividade de empresas de segurança privada que não possuem autorização. No Ceará, foram quatro empresas em Fortaleza e quatro em Juazeiro do Norte.

Polícia Federal no Ceará autua oito empresas de segurança privada clandestinas
Foto: Reprodução

Atuar de forma clandestina é considerada infração. As empresas autuadas vão ser penalizadas com multa. Os valores, dependendo do caso e da gravidade, podem variar entre R$ 500 e R$ 1.250. Dos oito registros da operação, três foram por não comunicar eventos. Duas empresas foram autuadas por manter vigilantes sem fazer o curso de vigilância. Outras duas estavam mantendo os vigilantes com os cursos de vigilância vencido, além da ausência do curso de reciclagem. E uma empresa foi multada por não estar prestando informações solicitadas pela equipe de fiscalização.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Sobe para nove o número de empresas clandestinas que foram encerradas pela Delegacia de Controle de Segurança Privada no Estado (DELESP/CE), em 2024. Todas estavam funcionando sem a devida autorização da Polícia Federal.

A Operação Segurança Legal ocorreu nas 25 capitais do país, além do Distrito Federal, e nas 96 unidades descentralizadas da Polícia Federal. Foram fiscalizados aproximadamente 500 estabelecimentos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Oito empresas de segurança privada clandestinas são autuadas

Empresas que atuam de forma clandestina não observam os requisitos mínimos previstos na legislação para o funcionamento. De acordo com a PF, no Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela corporação podem prestar serviços e realizar contratação de vigilantes.

Segundo a PF, a contratação de serviços de segurança privada clandestinos coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os profissionais não se submetem ao controle da Polícia Federal.

Leia também | Fortaleza e mais 63 municípios do Ceará estão em alerta de tempestade, segundo Inmet

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.