Ícone do site Portal GCMAIS

Brasil tem cinco regiões que podem ficar submersas pelo mar

Brasil tem cinco regiões que podem ficar submersas pelo mar

Foto: Reprodução

A ONG Climate Central emitiu um relatório mostrando todas as regiões do planeta que podem estar submersas pelo mar em 2100; no Brasil são cinco áreas costeiras onde isso pode acontecer. Em 30 anos, o nível global do mar aumentou 9,4 cm, segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), a agência espacial americana. 

Seguindo o curso atual de emissões de gases de efeito estufa, o aquecimento global será de 3º C e com isso cerca de 50 grandes cidades ao redor do mundo vão ter os territórios invadidos pela força da água, tudo isso devido ao aumento do nível do mar. No Brasil, as áreas costeiras das regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul vão ser as mais afetadas e estão sob alerta.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com a pesquisa da Climate Central, os principais fatores da elevação do nível dos oceanos é a poluição atmosférica e o derretimento das geleiras da Antártica e da Groenlândia. A previsão é que o nível do mar ultrapasse as faixas de terra que hoje são ocupadas por, pelo menos, 10% da população mundial. Isso representa mais de 800 milhões de habitantes no mundo. Dentre os países mais afetados com o cenário de aquecimento global de 3º C estão a China, a Índia, a Indonésia e o Vietnã. Algumas ilhas também estão ameaçadas de terem mais de 90% do território submerso. São elas, as Bahamas, Ilhas Cayman, Ilhas Coco e as Ilhas Maldivas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Brasil tem cinco regiões que podem ficar submersas pelo mar

No Brasil, algumas cidades da região costeira podem ficar parcialmente submersas até 2100. Veja quais são:

  • Amapá: Alguns territórios da capital, Macapá, que são banhados pelo Rio Amazonas, a cidade de Oiapoque, a ilha de Maracá e a Reserva Biológica do Lago Piratuba devem ficar submersas até o final do século XXI.
  • Maranhão: A costa da capital, São Luis, as ilhas de Santana e Carrapatal correm risco de serem inteiramente cobertas pelo nível do mar. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ficar parcialmente encoberto pelas águas.
  • Pará: O estado nortista, segundo o relatório da Climate Central, deve ser um dos mais afetados no Brasil. Isso porque a capital Belém, o município de Bragança e quase toda a ilha de Marajó devem ser encobertas pelas águas em 2100.
  • Rio de Janeiro: A capital do estado está na lista de possíveis cidades submersas. Além dela, os municípios de Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Campos Elísios, Duque de Caxias e a região da Ilha do Governador estão em alerta também.
  • Rio Grande do Sul: O estado que vem enfrentando as fortes chuvas desde o final de abril deste ano também pode ter parte do território submerso até 2100. A capital Porto Alegre, as cidades de Canoas, Pelotas e as ilhas de Torotama e Machadinho sofrem sérios riscos de serem inundadas pelo aumento do nível do mar.

Leia também | Sabrina Sato fala sobre o relacionamento com o ator Nicolas Prattes

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile