Os Guardas municipais vão ser capacitados para usar arma de fogo em Fortaleza, disse o prefeito José Sarto (PDT) na solenidade de posse da primeira turma de aprovados no Concurso da Guarda Municipal de Fortaleza. A cerimônia aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate, nesta quarta-feira (29). 219 agentes foram empossados. Além disso, Sarto fez o anúncio do programa Mais Segurança
“Por isso, depois de pensar, estudar e planejar cuidadosamente, eu tomei uma decisão. E eu aproveito esse momento aqui tão importante, quando 219 cidadãos e cidadãs de Fortaleza se transformam em guardiões do povo, para comunicá-la: nós vamos capacitar e armar a Guarda Municipal da nossa cidade. Estamos iniciando imediatamente o treinamento de 800 guardas para o uso de arma de fogo”, anunciou o prefeito.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A novidade prevê novos equipamentos, armamento para os guardas, além de reforço nas ações de videomonitoramento e de patrulha. De acordo com o prefeito, o Município já está em processo de aquisição para 400 novas armas. Também estão sendo incorporadas 99 novas viaturas e 57 motocicletas.
O Concurso da Guarda Municipal ofertou, ao todo, 1.000 vagas, distribuídas da seguinte forma: 750 para ampla concorrência, 50 para pessoas com deficiência e 200 para pessoas negras e pardas. A remuneração é de R$ 3.152,78 para jornada de trabalho de 40 horas semanais, havendo ainda auxílio-alimentação e vantagens inerentes por desempenho da função.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A solenidade desta quarta-feira deu posse à primeira turma de aprovados. Mais 264 agentes, da segunda turma, estão concluindo o Curso de Formação da Guarda. Quando aptos, os profissionais vão aguardar a cerimônia de posse para começarem a atuar na Guarda Municipal de Fortaleza.
Leia também | Diocese de Sobral faz alerta sobre golpes com o nome do bispo
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<