PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

"Um homem chamado José" estreia no XV Festival de Teatro de Fortaleza

Apresentação ocorrerá no Teatro São José

Compartilhe
"Um homem chamado José" estreia no XV Festival de Teatro de Fortaleza
Foto: GCMais

O livro “Um Evangelho de José”, do dramaturgo cearense Marcos Barbosa, serviu de base para a criação cênica “Um homem chamado José”, projeto idealizado pelo ator Otacílio Alacran. A estreia nacional do espetáculo e o lançamento do livro vão marcar o encerramento do XV Festival de Teatro de Fortaleza, dia 21 de junho, no Teatro São José. O XV FTF acontecerá de 10 a 21 de junho, com toda a programação gratuita.

Os artistas Marcos Azevedo (diretor), Fábio Cintra (músico) e Élder Sereni (preparação corporal) e o Coletivo Aias do Brasil também participaram da criação da montagem, que nasceu em comemoração aos 33 anos de atividades do cearense Otacílio Alacran nas artes cênicas.

O artista investigador e agente cultural do Teatro da Universidade de São Paulo participou da XII edição do festival, em 2016, com a elogiada produção “Os Males do Tabaco”, do dramaturgo russo Anton Chekhov. O atual trabalho contou com algumas leituras dramáticas, tanto na finalização do Programa TUSP de Leituras Públicas “Pai Brasil?” e no espaço cultural Oficina Figueira do Cambuci em São Paulo, como em Fortaleza, em fevereiro, a convite da Escola Porto Iracema das Artes.

Leia também: Dragão do Mar prepara programação especial para crianças em outubro; veja agenda
PUBLICIDADE

No Festival de Teatro de Fortaleza, será a primeira vez que o solo será encenado em âmbito nacional. O Espetáculo “Um homem chamado José” faz uma leitura original da figura bíblica de José, que se mostra inesperadamente contemporânea ao se revelar não-alinhada aos padrões de seu tempo, abrindo, assim, caminhos para uma nova masculinidade.

Um homem chamado José

A experiência teatral nasceu de uma conversa inicial entre Alacran e seu amigo, o Pe. Jair da Costa, durante a pandemia do COVID-19 em 2020, sobre a possibilidade de trazer para a cena uma leitura da vida daquele homem, que, antes de ser “São José”, é um carpinteiro de Nazaré da Galileia, um homem com as dificuldades, dúvidas e alegrias de todas as pessoas, de qualquer tempo e sociedade.

PUBLICIDADE

Inspirados inicialmente no livro “O Sonho de José e o Sonho de Novas Masculinidades”, do Pe. Hermes Antonio Tonini e dos fragmentos poéticos ou intertextos escritos pelo poeta Ismar Leal (in memoriam) e da dramaturgia do grupo, que culminou numa Live-espetáculo.

PUBLICIDADE

Em 2023, retornando ao tema e à sala de ensaio, o atual Coletivo trabalhou numa ação geral, onde o roteiro foi sendo composto pela articulação de ações físicas que explicitassem o embate interno de um homem comum ante uma situação limite que determinaria os novos valores de sua existência, produzindo, assim, o atual espetáculo “Um homem chamado José”.

PUBLICIDADE
Leia também
Dragão do Mar prepara programação especial para crianças em outubro; veja agenda
PROGRAMAÇÃO
Dragão do Mar prepara programação especial para crianças em outubro; veja agenda
01 de out. de 2026 - 08:23
Semana Dança Cariri encerra 16ª edição neste sábado (26) com espetáculo e programação cultural
CRATO E JUAZEIRO DO NORTE
Semana Dança Cariri encerra 16ª edição neste sábado (26) com espetáculo e programação cultural
25 de set. de 2026 - 23:55
Museu da Cultura Cearense inaugura exposição "Corpo, Cidade e Rastros" com obras de educadores e profissionais do acervo
Arte e Cultura
Museu da Cultura Cearense inaugura exposição "Corpo, Cidade e Rastros" com obras de educadores e profissionais do acervo
21 de set. de 2026 - 18:12