PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Secretária executiva do MEC, Izolda Cela comunica saída da pasta

Ela vai disputar eleições municipais de outubro

Compartilhe
Secretária executiva do MEC, Izolda Cela comunica saída da pasta
Foto: GCMais

A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, anunciou a saída da pasta para disputar as eleições municipais de outubro. O anúncio foi feito em comunicado enviado nessa quarta-feira (29) à sua equipe.

Ex-governadora do Ceará, Izolda deverá ser candidata a prefeita de Fortaleza ou Sobral (CE). Ela deixa a pasta às vésperas de acabar o prazo legal para a desincompatibilização de cargos de confiança, que é de quatro meses antes do pleito. As eleições estão marcadas para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro (em cidades acima de 200 mil habitantes).

Leia também: Horário eleitoral do segundo turno: veja quando começa e como será no rádio e na TV

Na mensagem, Cela informou que não retornará ao trabalho após o feriado de Corpus Christi, na segunda-feira (2). Ela elogiou o trabalho do ministro da Educação, o também ex-governador do Ceará Camilo Santana, e disse que as definições relativas à candidatura "a Deus pertencem”. O teor do comunicado foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmado pela Agência Brasil.

PUBLICIDADE

Além de ex-governadora, Izolda Cela é também ex-secretária de Educação do Ceará. Boa parte do crédito pelo bom desempenho do estado em métricas educacionais nos últimos anos é atribuída à sua gestão. Ela chegou a ser cotada para assumir o próprio ministério, antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva optar por Santana.

PUBLICIDADE

Em fevereiro deste ano, Izolda deixou o PDT para se filiar ao PSB, seguindo movimento do senador Cid Gomes, seu aliado político e uma das principais lideranças no Ceará. Ele fez a transição política após ter se desentendido com o irmão, Ciro Gomes, ex-candidato à Presidência.

A rixa familiar envolveu a candidatura da então governadora Izolda Cela à reeleição, no pleito de 2022. A candidatura tinha o apoio de Cid, mas acabou barrada por Ciro, que não concordou em continuar a aliança do PDT com o PT no Ceará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Horário eleitoral do segundo turno: veja quando começa e como será no rádio e na TV
ELEIÇÕES
Horário eleitoral do segundo turno: veja quando começa e como será no rádio e na TV
05 de out. de 2026 - 19:05
Gás do Povo libera novos vales em outubro; veja quem recebe e prazo para usar o anterior
BENEFÍCIO
Gás do Povo libera novos vales em outubro; veja quem recebe e prazo para usar o anterior
05 de out. de 2026 - 18:58
Quatro vereadores de Fortaleza são eleitos e devem deixar a Câmara Municipal
POLÍTICA
Quatro vereadores de Fortaleza são eleitos e devem deixar a Câmara Municipal
05 de out. de 2026 - 18:55