Ícone do site Portal GCMAIS

Imposto de Renda 2024: primeira lote de restituição é pago nesta sexta-feira (31); veja se você está na lista

Mutirão nos bancos para renegociação de dívidas começa em 1º de novembro, diz Febraban

Foto: Reprodução

A Receita Federal realizará o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024 nesta sexta-feira (31). O primeiro lote contemplará 5,5 milhões de contribuintes, entre prioritários e não prioritários. A data também é o último dia do prazo estabelecido para a entrega da declaração.

O valor total do crédito é de R$ 9,5 bilhões e representa a maior quantia já paga em uma restituição da história. O lote inclui também restituições residuais de exercícios anteriores. A consulta de quem receberá a restituição no primeiro pagamento deve ser feita pelo site da Receita. A pessoa deve clicar na aba “Meu Imposto de Renda”, escolher a opção “Consultar a Restituição” e preencher o número do CPF e o ano do imposto de renda, no caso 2024.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS), foi dada prioridade aos contribuintes domiciliados no estado. Ao todo, na região, serão restituídas 886.260 declarações de imposto, o que, em conjunto com os exercícios anteriores, totalizam mais de R$ 1 bilhão.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Cronograma das restituições:

Ordem de prioridades para receber primeiro:

Leia mais | Roberto Sá toma posse como secretário de segurança do Ceará nesta segunda-feira (3)

Pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024

O pagamento da restituição será realizado ao longo do dia 31 de maio, na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda. O deposito pode ser feito de modo direto ou por indicação de chave Pix.

Os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuidor pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Se o valor da restituição não for resgatado no prazo de um ano, a pessoa deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile