O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024, encerrou às 23h59min de sexta-feira (31/05), ao todo 991.588 contribuintes cearenses entregaram a declaração do Imposto de Renda 2024. A meta estipulada pela Receita Federal era de 980.538 no Estado. Já a média nacional estipulada para as declarações era de 43 milhões, número que é superior ao ano passado e também um recorde na série histórica. Até ontem, a Receita Federal tinha recebido 42.421.153 envios de declarações dos contribuintes que cumpriram com a sua obrigação.
E esses dados só mostram que a quantidade de declarações entregues dentro do prazo no estado do Ceará vem subindo ano a ano. Se compararmos com os números de declarações entregues em anos anteriores, como por exemplo, em 2021, foram pouco mais de 771 mil. Já em 2022, esse número foi maior e chegou a 816,8 mil. No ano passado, as declarações enviadas atingiram a marca de 939 mil.
Mas para quem não consegue entregar a declaração dentro do prazo, precisará pagar uma multa de 1% sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74, ou 20% do imposto devido, prevalecendo sempre o maior valor. E atenção, porque as declarações entregues fora do prazo, ou seja, as atrasadas só poderão ser enviadas a partir das 8 horas de segunda-feira (03/06), hora e dia em que o sistema será reaberto pela Receita Federal. Das declarações entregues no Ceará, 62,6% terão direito à restituição, outros 17,6% têm imposto a pagar e 19,8% não têm nenhum valor nem a pagar ou receber.
Como a maior parte dos contribuintes escolheram entregar as documentações na modalidade pré-preenchida, boa parte das informações já constam na base de dados da Receita Federal. No balanço divulgado pela Receita, 51,6% das declarações foram simplificadas. O percentual de retificações de dados após a entrega foi de 8,9% dos contribuintes. Na cidade de Fortaleza, o número de contribuintes que acertaram as contas com o Leão dentro do prazo foi de 495.333, sendo o maior número do estado. Logo em seguida, Caucaia aparece com 40.387 declarações entregues e Juazeiro do Norte, com 30.325 envios.
Depois deste primeiro lote, os contribuintes que ainda não receberam a restituição, devem ficar atentos porque ainda ocorrerão mais quatro lotes a serem pagos nas seguintes datas:
- 28 de junho
- 31 de julho
- 30 de agosto
- 30 de setembro
E excepcionalmente, neste ano, devido ao estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS), a região também foi dada como prioridade aos contribuintes domiciliados no estado. No caso do Rio Grande do Sul, estão sendo restituídas 886.260 declarações, incluindo exercícios anteriores, totalizando mais de R$ 1 bilhão. E o prazo foi estendido para os contribuintes gaúchos que terão até 30 de agosto deste ano para ajustar as contas com o Fisco.




