O sistema da Receita Federal para o Imposto de Renda reabre nesta segunda-feira (3), a partir das 8h da manhã. Com isso, os contribuintes que não realizaram a entrega da declaração dentro do prazo podem enviar o documento e, assim, regularizar a situação com o Estado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Aqueles que não declararam o imposto dentro do prazo estão sujeitos a multa mínima de R$ 165,74. O valor corresponde a 1% ao mês ou fração de atraso, calculada sobre o valor do imposto devido na declaração, até um teto de 20% do valor do imposto.
Apenas os moradores do Rio Grande do Sul vão poder realizar o envio do documento sem o acréscimo da multa. No estado sulista, a data limite para enviar o Imposto de Renda foi prorrogada até o dia 31 de agosto, devido às enchentes que atingiram a região.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Nos outros estados, o prazo encerrou às 23h59 da última sexta-feira (31). Quase 42,5 milhões de envios foram feitos, número que supera o do ano passado. A expectativa da Receita, no entanto, era receber mais de 43 milhões de declarações. No estado do Ceará, 991.588 contribuintes fizeram a declaração do Imposto de Renda 2024.
Na última sexta-feira (31), a Receita Federal também pagou o primeiro lote de restituições. Mais de 5,5 milhões de brasileiros, entre prioritários e não prioritários, foram contemplados com as quantias distribuídas. O valor total do crédito foi de R$ 9,5 bilhões e representa a maior quantia já paga em uma restituição da história. O lote incluía também restituições residuais de exercícios anteriores.
Os contribuintes gaúchos têm prioridade por causa dos estragos causados pelas cheias no Rio Grande do Sul. A consulta ao lote está aberta desde a quinta-feira da semana passada.
Leia mais | Roberto Sá toma posse como secretário de segurança do Ceará nesta segunda-feira (3)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<