A proposta é de que sejam abertas entre mil e 2 mil vagas para as mulheres no ano que vem
Mulheres poderão participar do alistamento militar no Brasil a partir de 2025
As Forças Armadas vão abrir pela primeira vez, em 2025, o alistamento militar para mulheres no Brasil, conforme determinado pelo ministro da Defesa José Múcio Monteiro. Diferente do caso dos homens, no entanto, o alistamento das mulheres será voluntário, sendo permitido a todas aquelas que completarem 18 anos no ano de 2025.
A intenção, conforme o ministro, é aumentar as vagas destinadas às mulheres aos poucos, até que elas cheguem a 20% das vagas disponíveis no serviço militar. Aproximadamente 85 mil pessoas ingressam nas Forças Armadas anualmente.
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Leia também | Ceará ultrapassa meta de declaração de Imposto de Renda em 2024
As mulheres já podem entrar nas Forças Armadas hoje em dia, mas por outros meios que não o alistamento, como no caso de escolas que preparam oficiais. Além disso, a participação feminina é limitada, sendo vetada em alguns ramos de atuação.
Brasil terá alistamento militar para mulheres em 2025
No início do ano, as Forças Armadas chegaram a orientar o governo federal a se manifestar de modo contrário ao acesso de mulheres às carreiras militares, com argumentos sobre a “fisiologia feminina”.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
“É necessário reconhecer que a fisiologia feminina, refletida na execução de tarefas específicas na zona de combate, pode comprometer o desempenho militar em operações de combate, dependendo do ambiente operacional”, argumentara o coronel Sandro Ernesto Gomes, chefe da assessoria jurídica do gabinete do comandante do Exército brasileiro.
A proposta é de que sejam abertas entre mil e 2 mil vagas para as mulheres no ano que vem, por meio do alistamento.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.