APOIO

Saiba como enfrentar o luto pela morte de um pet

Luto pela morte de um pet é uma jornada única e pessoal

Compartilhe:
3 de junho de 2024
Portal GCMAIS

A perda de um animal de estimação pode ser uma experiência profundamente dolorosa, muitas vezes subestimada e pouco reconhecida socialmente. No entanto, o luto pela morte de um pet pode ser tão intenso quanto o luto por qualquer outro ente querido.

Saiba como enfrentar o luto pela morte de um pet
Foto: Pexels

Embora possa haver uma expectativa de que “é apenas um animal”, o vínculo entre humanos e seus animais de estimação é frequentemente profundo e complexo. Os pets oferecem amor, companheirismo e apoio, tornando sua perda uma experiência devastadora para muitas pessoas

Os sintomas do luto pela morte de um pet podem variar amplamente, mas podem incluir tristeza profunda e persistente, sentimentos de culpa ou arrependimento, insônia ou distúrbios do sono, perda de apetite, ansiedade e depressão.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Buscar uma solução rápida para aliviar a dor e preencher o vazio, como adotar outro pet, é uma atitude comum, mas que deve ser cuidadosamente avaliada, afirma o psiquiatra e psicoterapeuta Saulo Ciasca, da USP. “Nenhum novo animalzinho substituirá o anterior, pois cada um tem uma personalidade única. No entanto, um novo pet pode ajudar a amenizar a solidão”, explica. Sejam amigos humanos ou novos pets, o mais importante é encontrar quem realmente esteja ao seu lado, sem julgamentos, para enfrentar o período de forma menos dolorosa. “Gestos como abraçar, chorar junto e estar presente são mais significativos do que palavras. A dor pode nunca desaparecer completamente, mas é fundamental seguir vivendo e se permitir novas experiências”, conclui Saulo em entrevista ao O Globo.

Leia também | Casais e amigos participam de torneio de beach tennis em Fortaleza, com música e prêmios

Enfrentar o luto pela perda de um pet requer tempo e apoio. Permita-se sentir sua dor: não reprima suas emoções. Choque, tristeza, raiva e até alívio são reações normais. Procure apoio: compartilhe seus sentimentos com familiares, amigos ou um terapeuta. Pode ser reconfortante saber que você não está sozinho. Crie um memorial: plante uma árvore, crie um álbum de recortes ou faça uma doação em nome do seu pet. Isso pode fornecer um lugar para você lembrar e homenagear sua vida. Cuide-se: priorize sua saúde física e mental. Durma o suficiente, alimente-se bem e pratique exercícios. Honre a memória do seu pet: lembre-se dos momentos especiais que vocês compartilharam. Conte histórias sobre eles e mantenha suas recordações vivas.

O luto pela morte de um pet é uma jornada única e pessoal. Não há um cronograma ou maneira “certa” de seguir em frente. Seja paciente consigo mesmo e procure apoio sempre que precisar. Principalmente profissional, com ajuda de psicólogo. Lembre-se de que a dor diminuirá com o tempo e que as memórias do seu amado companheiro permanecerão para sempre em seu coração.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.