Confira dicas importantes para não sobrecarregar o câmbio automático do seu carro
Desligue seu carro da forma correta e preserve seu câmbio automático
O mercado brasileiro está cada vez mais familiarizado com o câmbio automático, presente em todas as categorias de automóveis disponíveis em nosso mercado. Se por um lado, o fato de não precisar fazer as trocas de marcha oferece conforto, por outro lado há uma série de cuidados para garantir a vida útil do seu câmbio. Por incrível que pareça, até mesmo o processo de puxar o freio de mão eletrônico e desligar o veículo pode comprometer a saúdo de câmbio automático.
A sequência correta para preservar seu câmbio automático
- Pare completamente o veículo: Antes de desligar o carro, certifique-se de que ele esteja totalmente parado. Isso é fundamental para evitar estresse desnecessário no câmbio.
- Coloque o câmbio em Neutro (N): Com o carro parado, mude a alavanca de câmbio para a posição Neutro (N). Isso desacopla o motor da transmissão e alivia a pressão sobre os componentes internos.
- Solte o pedal do freio: Com o câmbio em Neutro, tire o pé do pedal do freio. Isso permite que o carro fique livre para se movimentar sem aplicar força à transmissão.
- Acione o freio de estacionamento (de mão): Antes de desligar o carro, puxe o freio de estacionamento (também conhecido como freio de mão). Isso impede que o veículo role enquanto está desligado.
- Coloque o câmbio em Park (P): Agora, coloque a alavanca de câmbio na posição Park (P). Essa posição trava a transmissão e evita que o carro se mova. O Park também ativa o sistema de bloqueio da ignição, permitindo que você remova a chave.
- Desligue o veículo: Com o câmbio em Park, desligue o carro. Isso deve ser feito após seguir todas as etapas anteriores para garantir que o câmbio esteja protegido.
Evite desligar o carro em movimento, prática coloca sobrecarrega as engrenagens do câmbio, podendo causar danos sérios aos componentes internos. Manter o carro em “Neutro” com o pé no freio por longos períodos pode superaquecer o fluido do câmbio, afetando sua vida útil. Movimentos bruscos e forçados na alavanca também podem danificar os mecanismos internos do câmbio.
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