NEGÓCIOS

Ceará recebe 1º giro regional do Programa Brasil Mais Produtivo

Evento aconteceu nesta quinta-feira (6) na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)

Compartilhe:
6 de junho de 2024
Portal GCMAIS

O Ceará foi o primeiro estado a ser contemplado com o giro regional destinado a divulgar, orientar e engajar empresários no Programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do governo federal voltada para o fortalecimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPES) em todo o país. Chamado de roadshows, o evento aconteceu nesta quinta-feira (6) na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza.

Ceará recebe 1º giro regional do Programa Brasil Mais Produtivo
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O Programa Brasil Mais Produtivo oferece diagnóstico para as empresas, além de uma série de serviços que visam aumentar a competitividade dos negócios. Entre os benefícios estão consultorias especializadas, educação profissional e apoio financeiro, todos focados em melhorar a gestão empresarial, otimizar processos produtivos e promover o uso de tecnologias inovadoras.

Durante o roadshow, o diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Carlos Geraldo, destacou o grande estímulo que o programa oferece para a indústria e para a geração de emprego e renda no país.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Esse crescimento da produtividade que esperamos vai alcançar o lado social e a geração de empregos. Com a digitalização, nós vamos capacitar as pessoas para essa nova indústria que está surgindo. O Brasil precisa ser competitivo, precisa estar presente, precisa inovar. A indústria no Brasil ganha um apoio para isso, e nós estamos juntos”, destacou Carlos Geraldo.

O diretor do SENAI e superintendente do Sesi, Paulo André Holanda, representou o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, na cerimônia. Ele destacou o impacto do programa para a economia local.

“O impacto esperado é significativo. No estado do Ceará, onde a indústria é responsável por mais de 20% do PIB estadual e constitui 23% de toda a arrecadação do ICMS, a arrecadação de todo esse programa será um grande impulsionador para a economia local. Além disso, as indústrias cearenses participam com 84% das exportações do estado, mostrando a importância de mantermos a competitividade e a inovação”, disse Holanda.

Segundo o superintendente do SEBRAE Ceará, Joaquim Cartaxo, o Brasil Mais Produtivo vai impactar, além das micro, pequenas e médias empresas, a indústria brasileira como um todo.

“Iniciar esse processo pelo Ceará nos orgulha muito. O programa terá uma ação direta sobre as indústrias no Brasil, se nos lembrarmos que mais de 90% dos CNPjs ativos são de micro e pequenas empresas”, explicou Cartaxo.

Programa Brasil Mais Produtivo

Maior e mais abrangente programa de apoio à produtividade e à transformação digital para micros, pequenas e médias empresas do país, o Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), tem como executores o SENAI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e parcerias com a ABDI, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

Leia também | Mais de 22 mil estudantes da rede estadual do Ceará ingressaram no Ensino Superior em 2023

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.